Emmanuel Macron, presidente da França, foi reeleito neste domingo (24)
Remi Jouan/Creative Commons
Emmanuel Macron, presidente da França, foi reeleito neste domingo (24)

O governo brasileiro parabenizou o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira, por sua reeleição . Em nota curta, o Itamaraty reafirmou a disposição de trabalhar pelo "aprofundamento dos laços históricos que unem os dois países". Macron conquistou a reeleição no segundo turno das presidenciais neste domingo contra a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen .

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a reeleição de Macron , mas a relação dos dois é marcada por embates, principalmente trocas de críticas envolvendo a política ambiental brasileira. Bolsonaro já chamou o líder francês.

"O Governo brasileiro cumprimenta o senhor Emmanuel Macron por sua reeleição à Presidência da República Francesa. O Brasil reafirma a disposição de trabalhar pelo aprofundamento dos laços históricos que unem os dois países e trazem benefícios mútuos a brasileiros e franceses, e manifesta expectativa de seguir implementando a ampla agenda bilateral", diz a nota.

Macron, do centrista A República Em Marcha, obteve 58,54% dos votos contra 41,46% da oponente do Reunião Nacional (RN), que já reconheceu a derrota. A abstenção, uma das principais preocupações do agora presidente reeleito antes da votação, foi de 28%.

No primeiro turno, Macron obteve 27,85% dos votos e chegou ao segundo turno com uma diferença pequena, de cerca de seis pontos percentuais, em relação a Le Pen.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!