Relembre políticos que Bolsonaro não cumprimentou após serem eleitos

Além de Macron, Bolsonaro já deixou de parabenizar ou demorou a se manifestar sobre a vitória de outros políticos eleitos ao redor do mundo; confira

Emmanuel Macron

Após ser reeleito para um segundo mandato na França, na noite desse domingo (24), Jair Bolsonaro (PL) ainda não cumprimentou o presidente francês Emmanuel Macron. Outros pré-candidatos à presidência já parabenizaram Macron pela vitória, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo João Doria. Macron disputou o segundo turno das votações com a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, que vinha crescendo nas pesquisas de intenções de votos nas últimas semanas. Com a vitória, o francês de tornou o primeiro presidente reeleito no país em 20 anos.

Remi Jouan/Creative Commons

Joe Biden

Mesmo após o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que indicavam a vitória de Joe Biden, Bolsonaro não abandonou o ex-presidente Donald Trump, com quem tinha boa relação e já demonstrou apoio em diversas ocasiões. O mandatário foi um dos últimos líderes do mundo a parabenizar Biden, além de ter chegado a insinuar que teria havido fraude na disputa norte-americana.

Reprodução

Alberto Fernández

Em viagem ao Oriente Médio em 2019, Bolsonaro lamentou a derrota de Mauricio Macri nas eleições da Argentina e antecipou que não cumprimentaria Alberto Fernández por sua vitória. "Não vou cumprimentar", afirmou o mandatário, mencionando o fato de Fernández ter pedido a liberdade de Lula na época, dizendo que ele estava preso "injustamente".

Reprodução

Gabriel Boric

Bolsonaro foi o último chefe de Estado da América Latina a cumprimentar Gabriel Boric pela vitória nas eleições presidenciais do Chile, no final de 2021. Diferente dos outros líderes latino-americanos, o mandatário não parabenizou Boric em uma publicação nas redes sociais, mas por uma nota oficial do Itamaraty. Boric derrotou o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, candidato favorito da ala bolsonarista. Foram 55,86% dos votos válidos para Boric, contra 44,14% de Kast.

Reprodução/Instagram