Lula parabenizou Macron pela reeleição na França
Reprodução/Twitter
Lula parabenizou Macron pela reeleição na França

Os pré-candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) parabenizaram o presidente francês Emmanuel Macron nas redes sociais pela reeleição na votação desse domingo (24) . Jair Bolsonaro (PL), porém, ainda não se manifestou sobre a vitória de Macron.

francês venceu a candidata de extrema-direita Marine Le Pen — com quem disputou o segundo turno — na noite de ontem, com quase 60% dos votos.

A abstenção de Bolsonaro vai contra a posição dos principais líderes mundiais, que já parabenizaram Macron, como o chanceler alemão Olaf Scholz, o britânico Boris Johnson, o norte-americano Joe Biden, os diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na América do Sul, governos da Argentina e Colômbia também já enviaram mensagens ao presidente reeleito.

Inclusive o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou "sucesso" a Macron no novo mandato . O francês tentou negociar com o russo uma solução para o conflito com a Ucrânia e, embora tenha mantido canais diplomáticos abertos para Moscou, juntou-se a outros países da Europa para impor sanções econômicas e políticas contra a Rússia.

Nas redes sociais, políticos brasileiros também se manifestaram sobre a vitória do francês:

Lula publicou uma foto com Macron e disse torcer pelo "sucesso" do governo dele, "pelo progresso das condições de vida do povo francês e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia".


Ciro Gomes desejou um "bom segundo governo" a Macron e escreveu que "ver a extrema-direita derrotada será sempre motivo de alegria".

Leia Também


No Twitter , Doria disse que a "conquista de Macron é a vitória da democracia" e a "rejeição ao extremismo".



A senadora Simone Tebet (MDB) celebrou a "democracia, a moderação, o diálogo" com a vitória de Macron.




Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!