Após impeachment de Witzel, Cláudio Castro toma posse como governador na Alerj
Reprodução/CNN Brasil
Após impeachment de Witzel, Cláudio Castro toma posse como governador na Alerj

Com uma hora e 15 minutos de atraso teve início a  cerimônia de posse de Cláudio Castro em definitivo como governador do estado do Rio de Janeiro. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual André Cecilliano (PT), deu início à cerimônia com a composição da mesa diretora da Casa. Por fim, ele convocou Castro à mesa e o recebeu com um abraço. Na sequência foi pedido a todos os presentes um minuto de silêncio em homenagem às vitimas da Covid-19 no país .

Em seu discurso de abertura, o deputado André Ceciliano destacou a virada de página na administração do estado e a necessidade de medidas para mudar o panorama atual. Ceciliano fez um apelo especial com relação à segurança pública, citando o fato de um dos blocos envolvidos no  leilão da Cedae não receber propostas por estar localizado em uma área dominada por milícias.

"Inauguramos hoje um novo capítulo na história do estado. Sua posse confere a legitimidade para tomar as ações necessárias para o restabelecimento do estado do Rio de Janeiro . O Rio foi o estado que menos gerou vagas de emprego no último ano e que em abril mais teve mortes por Covid-19 no país. Com relação à segurança, o leilão da Cedae não teve ofertas em um bloco porque empresas alegaram violência na região", disse o presidente da Alerj.

Castro foi empossado às 11h35.

A posse marca o último ato do rito de afastamento de Wilson Witzel , que deixou o cargo no dia 28 de agosto de 2020, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em investigação sobre desvios em contratos da saúde do estado. Desde então, Castro, que também é citado na investigação, é o governador interino do Rio.

Atraso na cerimônia

Marcada para as 10h deste sábado, dia 1º, a posse de Cláudio Castro como governador do estado do Rio de Janeiro atrasou. No horário marcado para início da cerimônia, o plenário da Alerj permanecia vazio.

Na entrada da Casa, muitos deputados, secretários e autoridades se aglomeravam para o esperado cumprimento assim que Castro chegasse. Mas, à medida que o governador se atrasava, mais e mais políticos se juntavam no local, sem respeitar o distanciamento social.

Você viu?

No início de março, Castro participou do Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense e realizou visitas a municípios da região. Hoje, por volta das 10h20, apenas o prefeito de São João de Meriti, Dr. João (DEM), aguardava a cerimônia de posse do governador.

À caminho da Alerj, Castro postou um vídeo em suas redes sociais, em que está acompanhado pela esposa e os filhos no carro. Na gravação, instantes antes de tomar posse como governador do Rio, ele afirma estar preparado para os desafios à frente do cargo, em que destaca principalmente a questão econômica para os fluminenses.

"Recebo esse desafio com uma vontade enorme de acertar. Com uma vontade enorme de fazer a vida do nosso estado melhor, a vida de cada um que mora aqui, melhor. Temos um grande desafio com a pandemia que está posto. Temos um grande desafio em manter os empregos , em aumentar os empregos, desenvolver o nosso estado, ajudar na geração de renda. É um grande desafio pela frente", disse Castro.

Na tarde desta sexta-feira, dia 30, Castro acompanhou o  leilão da Cedae  na Bolsa de Valores em São Paulo — que acabou com a venda das operações em três dos quatro blocos do estado fluminense. O assunto foi rapidamente comentado em seu vídeo, no qual destacou acreditar que a concessão trará melhorias e ampliação dos serviços de água e de esgoto.

"Ontem foi um dia de vitória, um dia de glória para o Rio de Janeiro, com a concessão dos serviços de água e esgoto. E não tenho dúvida que essa concessão vai ajudar a gente a reequilibrar as contas do nosso estado. Mas, principalmente, fazer um grande investimento em infra-estrutura, e também levar para a casa das pessoas, universalizar a água, universalizar o esgoto e com certeza melhorar a vida de cada um que mora nesse estado", afirmou.

Castro encerra o vídeo pedindo para que as pessoas "rezem por esse novo tempo", e completa dizendo estar de peito e braços abertos para que se "possa realmente mudar essa trajetória do nosso estado".

Julgamento por 10 a 0

Como esperado, Wilson Witzel foi definitivamente afastado em julgamento do Tribunal Especial Misto, nesta sexta-feira, dia 30 de abril. O placar final foi de 10 votos a favor do impeachment, e nenhum contra . Ao final da sessão, ainda foi decidida a inelegibilidade de Witzel por um período de cinco anos

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários