Tamanho do texto

Testemunhas começarão a ser ouvidas nesta quinta, no Rio; utilizando de uma prerrogativa do cargo, deputada vai prestar depoimento em Brasília

Flordelis arrow-options
Fernando Frazão/Agência Brasil
Parlamentar não vai participar de sessão no Rio e prestará depoimento direto de Brasília

Nesta quinta-feira (31), começam a ser ouvidas as testemunhas do processo no qual os dois filhos da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) —  Lucas e Flávio dos Santos — são réus por envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo , marido da parlamentar. A audiência na 3ª Vara Criminal de Niterói começou por volta das 9h (horário de Brasília). Começarão a ser ouvidas testemunhas de acusação no processo.

Leia também: Entenda a investigação dos acessos ao condomínio do acusado de matar Marielle

Flordelis está em Brasília e não comparecerá à sessão. A deputada usou de sua prerrogativa como parlamentar e vai ser ouvida em Brasília , mas ainda não há hora e data para o depoimento.

Entre as testemunhas intimadas a prestar depoimento, estão filhos de Flordelis como Daniel dos Santos de Souza e o vereador Wagner de Andrade Pimenta, conhecido como Misael , e a delegada titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, Barbara Lomba, responsável pelas investigações do crime.

Após o fim dos depoimentos das testemunhas de acusação, serão ouvidas as de defesa. Por fim, os acusados prestam depoimento. Na audiência desta quinta-feira, a previsão é de que apenas as testemunhas de acusação sejam ouvidas. Uma outra data deve ser marcada para que os depoimentos continuem.

Lucas e Flávio foram indiciados pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo no dia 14 de agosto deste ano. Eles foram acusados de envolvimento no crime. Flávio foi acusado de ter atirado em Anderson , seu padrasto, e Lucas, de ter ajudado o irmão a comprar a arma do crime. Ambos respondem por homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima) e Flávio, também por posse de arma de fogo de uso restrito.

Leia também: "Há boa chance do governo anunciar em breve o responsável pelo óleo", diz Mourão

A DH abriu um novo inquérito para investigar a participação de outras pessoas no crime, entre elas a própria Flordelis . Após as audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas do processo e os acusados, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce dará uma sentença na qual decidirá se há ou não elementos para que Lucas e Flávio sejam levados a júri popular.