Presidente esteve ao lado do ministro jogo do Flamengo contra o CSA nesta quarta-feira
Reprodução/Twitter
Presidente esteve ao lado do ministro jogo do Flamengo contra o CSA nesta quarta-feira

Em suas primeiras declarações públicas sobre adivulgação de  mensagens de Sergio Moro pelo site de notícias"The Intercept Brasil" , no último domingo (9), o presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira (13) o ministro da Justiça e da Segurança Pública e exaltou sua trajetória como juiz federal, dizendo que o que ele fez pelo combate à corrupção no país "não tem preço".

Leia também: Bolsonaro tem "ambiente de sã camaradagem e confiança" com Moro, diz porta-voz

Bolsonaro afirmou ainda que houve uma "invasão criminosa" e chegou a questionar a veracidade das mensagens. Ainda segundo o presidente, "ninguém forjou provas" para a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sentenciada em primeira instância por Moro , então juiz do caso do tríplex no Guarujá em Curitiba. Para o presidente, pelo histórico, o ex-magistrado "faz parte da História do Brasil".

"O que ele fez não tem preço. Ele realmente botou pra fora, mostrou as vísceras do poder, a promiscuidade do poder no tocante à corrupção. A Petrobras quase quebrou, fundos de pensão, muitos quebraram, o próprio BNDES, eu falei agora há pouco aqui, nessa época R$ 400 e poucos bilhões entregues para companheiros comunistas e para amigos do rei aqui dentro. Ele faz parte da história do Brasil", acrescentou Bolsonaro.

Reportagens do "Intercept" mostraram mensagens trocadas entre o então juiz e o procurador Deltan Dallagnol. Segundo o site, Moro deu orientações ao procurador sobre como atuar em processos da operação Lava-Jato, inclusive em um que investigava Lula e o levou à prisão. Procuradores também teriam discutido como barrar uma entrevista do líder petista à "Folha de S. Paulo", autorizada pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.

O presidente havia participado nesta quinta-feira do lançamento de um um programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio a hospitais filantrópicos — uma linha de crédito de R$ 1 bilhão —, no Palácio do Planalto, quando parou para falar com jornalistas. Depois de tratar de outros temas, ele foi questionado sobre Moro e ameaçou encerrar a entrevista, como havia feito ao ser indagado sobre o assunto em uma coletiva na terça-feira, em São Paulo.

Você viu?

Lembrado que fez gestos de apoio a Moro desde terça-feira (11), como a aparição pública ao lado do ministro em evento da Marinha e o convite para acompanhá-lo ao jogo entre Flamengo e CSA , na noite de quarta-feira (12), ele passou a falar sobre o caso das mensagens.

"Olha só, ontem foi o dia dos namorados. Em vez de eu chegar em casa e dar um presente para a minha esposa, eu dei um beijo nela. Não é muito melhor? Eu dei um beijo hétero no nosso querido Sergio Moro. Dois beijos héteros. Fomos lá na Marinha com ele - declarou, no início da resposta.

Leia também: Carlos Bolsonaro zomba Lula em código morse, mas erra ortografia e vira piada

Relativizando o vazamento dos diálogos entre Moro e Dallagnol , o presidente sugeriu que, caso suas conversas pelo telefone fossem divulgadas, ele também teria problemas. E insinuou ter dúvidas sobre se as mensagens vazadas são verdadeiras.

"Ah, vazou... Se vazar o meu aqui, tem muita brincadeira que faço com colegas ali que vão me chamar de novo tudo aquilo que me chamavam durante a campanha. E houve uma quebra criminosa, invasão criminosa, se é [que] o que está sendo vazado é verdadeiro ou não", declarou.

Questionado se acha normal uma conversa entre um juiz e um procurador como a divulgada pelo site de notícias, Bolsonaro respondeu com ironia: "normal é conversa com doleiro, com bandidos, com corruptos... Isso é normal? Nós estamos unidos do lado de cá para derrotar isso daí. Ninguém forjou provas nessa questão lá da condenação do Lula".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!