Michel Temer passou primeira noite em sala especial na Superintendência Regional da PF no Rio
Antonio Cruz/ABr
Michel Temer passou primeira noite em sala especial na Superintendência Regional da PF no Rio

Após passar a sua primeira noite na prisão, o ex-presidente Michel Temer (MDB) deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (22). Temer foi preso nesta quinta-feira (21), próximo a sua residência em São Paulo e está detido em uma  sala especial  na Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro.

O local foi definido, segundo o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, porque a defesa argumentou que Michel Temer teria, pelo cargo exercido, direito a ser acomodado na PF, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que está detido em Curitiba, no Paraná.

A Superintendência da Polícia Federal fica na zona portuária do Rio, no centro da cidade. Para chegar até o local, após descer do avião que o conduziu desde a cidade de São Paulo, o comboio do ex-presidente enfrentou um longo trânsito.

Leia também: Como foram os últimos momentos de Temer e Marcela antes da prisão

A sua defesa ingressou ontem com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que será examinado pelo desembargador Ivan Athié, relator da Operação Prypiat, ao qual o caso do ex-presidente é conexo. 

Inicialmente, o juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, determinou que o emedebista  fosse levado para a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, onde já está preso o ex-governador Luiz Fernando Pezão .

Na mesma unidade de Pezão, deverão ficar o ex-ministro Moreira Franco e o coronel João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. Segundo o MPF, o ex-presidente e o ex-ministro necessariamente não precisam passar pelo Instituto Médico Legal (IML) para fazer o exame de corpo de delito, podendo fazer o exame em outro local.

Prisão de Temer em São Paulo

Michel Temer foi detido em São Paulo, mas foi encaminhado à sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro
Reprodução/TV Globo
Michel Temer foi detido em São Paulo, mas foi encaminhado à sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro

Na manhã de ontem, a força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro prendeu o ex-presidente quando ele saia de sua casa . O mandado de prisão foi assinado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Segundo a força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, ele é o "líder de uma organização criminosa" e que se valeu de duas décadas atuando em cargos públicos para "transformar os mais diversos braços do Estado brasileiro em uma máquina de arrecadação de propinas".

Leia também: "Cada um que responda pelos seus atos", diz Bolsonaro sobre Temer

As afirmações constam do pedido de prisão preventiva do ex-presidente e de mais sete pessoas (outras duas foram alvos de prisão temporária). A prisão de Michel Temer tem relação com irregularidades em contratos para a construção da usina nuclear de Angra 3. Segundo as investigações, o esquema criminoso envolvia pagamentos (alguns desviados, outros efetuados, e mais outros prometidos) que superam R$ 1, 8 bilhão.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!