Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira
Divulgação/CECOMSAER
Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira

O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) usado para repatriar brasileiros que estão na região da  guerra entre Israel e Hamas decolou de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 (horário de Brasília) deste saábado (14). O voo traz 215 passageiros e 16 pets. A previsão de pouso no Rio de Janeiro é para a madrugada deste domingo (15).

Além disso, a sétima aeronave da FAB usada na missão de repatriação decola do Rio de Janeiro às 17h (horário de Brasília) deste sábado. Trata-se de um KC-30 (Airbus A330 200), com capacidade para cerca de 210 passageiros. A previsão é que o avião volte ao Brasil na terça-feira (17), trazendo passageiros de Israel.

Até o momento, 701 pessoas foram repatriadas pela operação "Voltando em Paz", do governo federal. Quatro voos já chegaram ao Brasil trazendo pessoas que estavam em Israel:

De acordo com o Planalto, as missões continuarão até que todos os 2,7 mil brasileiros que pediram para regressar ao país sejam repatriados. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos no total. "Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula", disse o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer.

Para definir a ordem de prioridade, a operação foca primeiro em brasileiros residentes no Brasil. Dentre estes, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade estão sendo priorizados.

Resgate em Gaza

A sexta aeronave empregada na missão "Voltando em Paz" está destinada a buscar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Neste momento, o avião VC-2, cedido pela Presidência da República , está em Roma, de onde aguarda autorização para ir ao Egito.

No país, resgatará cerca de 22 brasileiros que  sairão da Faixa de Gaza por via terrestre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!