Uma onda de calor na Índia deixou ao menos 98 pessoas mortas e outras 450 internadas. A condição afeta os estados de Bihar e Uttar Pradesh, no norte do país.
Em Ballia, município mais afetado do Uttar Pradesh, as temperaturas ficaram acima dos 42ºC, o que gerou 54 mortes por desidratação ou patologias prévias que pioraram com o calor, de acordo com a agência de notícias Europa Press .
Desde a última quinta-feira (15), o hospital local recebeu mais de 400 pessoas em decorrência da onda de calor.
Uma equipe de especialistas se dirigiu à cidade de Lucknow para analisar se existe algum tipo de doença respiratória que possa ter contribuído para o agravamento dos sintomas da população.
Segundo a agência de notícias, autoridades locais descobriram que a maioria das pessoas que morreram tinham mais de 60 anos e tinha problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso.
Na última semana, o Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um alerta vermelho para calor extremo em algumas regiões da Índia, incluindo Uttar Pradesh e Bihar — principais locais afetados.
Conforme boletim, a temperatura média está acima dos 44ºC em Uttar Pradesh, sendo que a máxima é de 45,1ºC em Shaykhpura.
No sábado (17), as autoridades tinham pedido que idosos com mais de 60 anos ficassem em casa durante o dia, já que os meses de abril, maio e junho são os mais quentes na maior parte do país.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.