Ativistas ambientais entraram em um museu de Londres, no Reino Unido , e jogaram bolo no rosto de uma estátua do rei Charles III que está no local. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (24).
Ellie McFadden, de 20 anos, e Tom Johnson, 29 anos, fazem parte do grupo Just Stop Oil ('Apenas Parem o Petróleo' em tradução livre) e realizaram o ato dentro do museu londrino de Madame Tussauds.
A estátua está localizada em uma área onde também encontram-se as obras do príncipe William da princesa Catherine e da rainha Camilla.
Em um comunicado divulgado nas suas redes sociais, o museu afirmou que o ataque ocorreu por volta das 10h50 (horário local). Também foi dito que a equipe de segurança do local está agindo junto com a polícia metropolitana nas investigações.
"Nossa equipe de segurança lidou com o incidente rapidamente e estamos trabalhando em estreita colaboração com a Polícia Metropolitana neste assunto. A atração continua aberta, com nosso set da Família Real fechado temporariamente", informou o Madame Tussauds.
O Just Stop Oil disse, nas suas redes sociais, que a ação fez parte de uma série de manifestações que pedem para que o governo britânico suspenda todas as novas licenças para a produção de petróleo e gás.
"A ação ocorre algumas semanas antes da COP 27, na qual o rei Charles III abandonou os planos de comparecer e fazer um discurso, a conselho da então ex-primeira-ministra Liz Truss", publicou o grupo.
Outras ações dos ativistas
Esta não foi a primeira vez que o grupo realizou ataques a obras visando chamar a atenção para a questão climática. No dia 14 de outubro o alvo dos ativistas foi uma obra de Vincent Van Gogh.
O famoso quadro "Girassóis" estava exposto na National Gallery, em Londres, e foi atingido por duas latas de molho de tomate. As manifestantes foram detidas e levadas pela polícia para prestarem esclarecimentos na delegacia local.
Em março, um ativista envadiu a partida da Premier League (campeonato ingles de futebol) entre Everton e Newcastle e amarrou-se junto a uma das traves do campo.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.