Registros da certidão de óbito da rainha Elizabeth II foram divulgados nesta quinta-feira (29) e afirmam que ela morreu de "velhice". A morte da monarca foi confirmada em 8 de setembro , em Balmoral, na Escócia.
Segundo o documento, a rainha, que tinha 96 anos, morreu às 15h10 do horário local, no Castelo de Balmoral. A certidão foi divulgada hoje pelos Registros Nacionais da Escócia.
O documento foi assinado pela filha de Elizabeth II, a princesa Anne. Na certidão, também constam os nomes de seu pai, o rei George VI, e de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon.
Embora a rainha tenha morrido no dia 8 , a morte foi registrada apenas no dia 16 do mesmo mês, pelo secretário-geral da Escócia.
Veja o registro:
Morte da rainha
Elizabeth II morreu no início do mês após ter uma piora no estado de saúde enquanto estava em Balmoral. Monarca com o reinado mais longo da história, ao assumir o trono do Reino Unido por 70 anos, Elizabeth vinha dando sinais de fragilidade nos últimos meses. Charles Philip Arthur George, seu filho mais velho, assumiu o trono britânico após a morte da rainha, tornando-se o rei Charles III .
No mesmo dia, mais cedo, o Palácio de Buckingham havia informado que os médicos da família real acompanhavam o estado de saúde de Elizabeth , após a equipe levantar preocupação com seu quadro.
Toda a família real foi convocada para comparecer ao palácio de Balmoral. Entre os familiares estavam Charles e a agora rainha consorte, Camilla , junto à família do agora príncipe de Galles, William.
Em 2022, Elizabeth , apesar de longeva e demonstrar sempre estar disposta em suas poucas aparições, vinha se ausentando de diversos eventos públicos de alto escalão, devido aos problemas de saúde. A rainha, em uma transição progressiva da coroa, também já estava atribuindo, pouco a pouco, algumas funções ao príncipe Charles.
Um ano antes, a morte do marido, o duque de Edimburgo , também abalou de forma direta a rainha do Reino Unido. Considerado o homem mais velho na história da monarquia britânica, Philip morreu meses antes de completar 100 anos . Na época, em nota oficial, foi afirmado que "Sua Alteza Real faleceu pacificamente... No castelo de Windsor". Desde então, Elizabeth também começou a dar sinais de não estar bem, apontando problemas relacionados à saúde. Eles eram casados há 73 anos.
No início de maio, também pela primeira vez em 59 anos, a monarca foi substituída pelo rei Charles III na cerimônia de abertura do Parlamento do Reino Unido .
Após a morte da rainha, cerimônias de dias foram realizadas na Escócia e no Reino Unido, contando com a presença dos membros da família real e da população, que pôde participar do funeral
aberto, visitar o caixão e prestar as últimas homenagens à monarca.
Após a última cerimônia pública do funeral, o corpo de Elizabeth foi sepultado em um evento particular na Capela Memorial Rei Jorge VI , localizada no Castelo de Windsor.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.