A rainha Elizabeth II, de 96 anos, foi colocada sob supervisão médica após a equipe de profissionais da família real ficar preocupada com o estado de saúde da monarca.
Em comunicado divulgado na manhã desta quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham informou que a rainha continua "confortável" e no Palácio de Balmoral, na Escócia.
"Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral."
Depois do episódio, os quatro filhos de Elizabeth II, o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward foram chamados para acompanhar o estado de saúde da rainha.
A duquesa da Cornualha, Camila, e o príncipe William também estão viajando para Balmoral para ficar com ela. A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, permaneceu em Windsor, no Reino Unido, enquanto o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis estão na escola.
O duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan, deveriam participar da cerimônia do WellChild Awards em Londres esta noite, mas alteraram os planos e também viajam para ver a rainha .
A saúde de Elizabeth II preocupa médicos e os britânicos. A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que assumiu o cargo nesta semana , disse que "o país está profundamente preocupado" .
O arcebispo de Cantuária, cidade do sudeste da Inglaterra pertencente ao condado de Kent, afirmou que suas "orações e as orações do povo de toda a Igreja da Inglaterra e da nação" estão com a monarca.
Os primeiros sinais de atenção com a saúde da rainha começaram em outubro do ano passado, quando ela precisou cancelar uma viagem à Irlanda do Norte por recomendação médica. De acordo com o Palácio de Buckingham, à época, Elizabeth II "aceitou relutantemente o conselho médico para descansar" e permaneceu no Castelo de Windsor.
A mobilidade da monarca também a impediu de participar de alguns eventos este ano e ela continua usando uma bengala para se locomover.
Na última terça (6), a rainha se encontrou com Liz Truss e com o ex-premiê Boris Johnson para uma cerimônia de "passagem de bastão"
. Devido a problemas de saúde, no entanto, esta foi a primeira vez que a monarca faz o ritual fora do Palácio de Buckingham.
Na quarta (7), ela desistiu de uma reunião on-line com o conselho privado após ser aconselhada pelos médicos a descansar.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.