Refugiados saindo da Ucrânia
reprodução: Twitter
Refugiados saindo da Ucrânia

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) desta sexta-feira (4), mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa no último dia 24 . Os refugiados se dirigiram a países que fazem fronteira com o território ucraniano, como Polônia, Eslováquia e Hungria.

De acordo com os últimos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), 1.209.9763 pessoas já fugiram da Ucrânia para os países vizinhos.

As autoridades da ONU acreditam que o fluxo ainda deve aumentar, uma vez que o exército da Rússia parece concentrar bombardeios nas grandes cidades ucranianas.

Abaixo, segue a lista de países para onde os refugiados se deslocaram, segundo a ONU e Acnur:

- Polônia -  649.903 refugiados, sendo a maior parte mulheres e crianças;

- Hungria -  144.738 refugiados;

- Moldávia -  103.254 refugiados;

- Romênia - 57.194 refugiados;

- Eslováquia -  90.329 refugiados;

Leia Também

- Rússia -  53.300 pessoas cruzaram a maior fronteira da Ucrânia com o país.

Além das nações listadas acima, a agência da ONU também contabiliza que 110.876 pessoas se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras da Ucrânia.

Negociações

Nessa quinta-feira (3), ocorreu a segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia em Belarus . A previsão era de que as tratativas fossem retomadas na última quarta (2), mas o recrudescimento do conflito adiou as conversas.

O representante ucraniano Mikhailo Podolyak afirmou que ambas as nações concordaram com a criação de corredores humanitários em áreas em conflito . No entanto, questões como o cessar-fogo não foram acordadas durante a reunião.

primeira rodada de negociações em Belarus, na última segunda-feira (28), não produziu resultados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!