A reunião virtual dos líderes do G7 sobre o Afeganistão
será realizada na próxima terça-feira (24). A data foi confirmada neste domingo (22) por Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, país que preside o grupo de sete potências em 2021.
Saiba mais:
G7 expressa preocupação com 'retaliação violenta' no Afeganistão
"Vou convocar os líderes do G7 na terça para uma reunião urgente sobre a situação no Afeganistão. É vital que a comunidade internacional trabalhe unida para garantir evacuações seguras, evitar uma crise humanitária e ajudar o povo afegão a assegurar os ganhos obtidos nos últimos 20 anos", disse o premiê britânico.
Além do Reino Unido, o G7 também inclui Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Itália e União Europeia. A reunião virtual acontecerá pouco mais de uma semana depois da tomada de Cabul pelo Talibã, possibilitada pela retirada das tropas dos EUA e da Otan.
Leia:
Itália quer convocar cúpula do G20 sobre Afeganistão
Adepto de uma interpretação radical da lei islâmica, o grupo fundamentalista já havia governado o Afeganistão de 1996 a 2001, quando foi derrubado pela invasão americana pós-atentados de 11 de setembro.
No entanto, 20 anos de ocupação no país asiático não foram suficientes para derrotar o Talibã, que agora trabalha na formação de um governo para tentar obter reconhecimento da comunidade internacional.