Primeira reunião entre os mandatários ocorrerá na Suíça
Wikimedia Commons / Gage Skidmore
Primeira reunião entre os mandatários ocorrerá na Suíça

O primeiro encontro entre o presidente dos Estados Unidos , Joe Biden , e o da Rússia, Vladimir Putin , irá ocorrer em junho na Suíça, segundo a Casa Branca. As informações foram apuradas pela rede  CNN .

"O presidente Biden encontrará o  presidente Putin em Genebra, na Suíça, em 16 de junho de 2021. Os líderes discutirão todo o espectro de questões urgentes, conforme buscamos restaurar a previsibilidade e estabilidade do relacionamento EUA-Rússia", disse a Casa Branca em nota.  

Em comunicado, o Kremlin disse: "Pretendemos discutir o estado e as projeções de desenvolvimento para as relações russas-americanas, problemas de estabilidade estratégica, além de tópicos sobre a agenda internacional, incluindo a interação na luta contra a pandemia do coronavírus e o apaziguamento de conflitos regionais". 

O encontro, de acordo com a CNN , é altamente antecipado e acontecerá após o fim da primeira viagem internacional de Biden desde que assumiu a presidência. As autoridades informaram que a Casa Branca enviou o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan para a cidade de Genebra, na Suíça, para encontrar com a contraparte russa dele e combinar detalhes da reunião dos presidentes.

Ainda segundo as autoridades, o encontro dos mandatários será muito diferente da reunião com o ex-presidente Donald Trump , na qual ele abertamente descartou a inteligência dos EUA sobre a interferência russa na eleição de 2016. 

Esta será a primeira conferência entre  Biden e Putin, mas não a primeira vez que se encontram. O presidente norte-americano teria proposto a conversa no mês passado, durante uma ligação telefônica. Apesar da relação entre os países estar se deteriorando, Biden espera estabelecer um canal claro de comunicação que evitaria possíveis surpresas. Ao mesmo tempo, Putin pareceu receptivo à oferta, de acordo com a CNN .

A data e o formato da reunião ainda estão em discussão.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários