Assim como Ivanka, Eduardo assumiu papel de destaque na gestão do pai
Shutterstock e Alan Santos
Assim como Ivanka, Eduardo assumiu papel de destaque na gestão do pai

A possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) paraembaixador do Brasil dos Estados Unidos repercutiu internacionalmente, com jornais traçando paralelos entre o filho do presidente brasileiro e os herdeiros de Donald Trump, em particular sua filha, Ivanka, conselheira da Casa Branca que tem grande influência na tomada de decisão em Washington.

Leia também: Capitã presa na Itália por levar migrantes receberá medalha de honra em Paris

Para o jornal britânico  The Guardian  , a nomeação de Eduardo Bolsonaro  para a chefia da missão diplomática ressalta a relevância da família presidencial nas decisões políticas e diplomáticas brasileiras. Já o Financial Times  destacou que, ao cogitar nomear seu filho para a chefia da missão brasileira em Washington, o presidente Jair Bolsonaro abre espaço para discussões sobre nepotismo, refletindo debates recorrentes nos Estados Unidos sobre o papel e a influência política da família de Trump. O  Le Monde , tradicional jornal francês, foi pelo mesmo caminho, traçando um paralelo entre Eduardo Bolsonaro e a filha mais velha do presidente americano, Ivanka.

Ivanka Trump , de 37 anos, é a mulher mais visível da administração Trump. No mês passado, foi alvo de uma enxurrada de críticas por viajar com seu pai para a cúpula do G-20, no Japão, onde se manteve repetidamente no círculo de líderes presentes, incluindo Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, e Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

Há uma grande discussão nos Estados Unidos sobre quais portas foram abertas para Ivanka por causa de sua proximidade com seu pai. Outro questionamento comum é se ela deveria estar se relacionando com chefes de Estado em um evento diplomático, como a reunião do G-20.

Leia também: Rainha Elizabeth II vai abrir mão do trono quando completar 95 anos

'Amigo dos filhos do Trump'

Além dos paralelos entre o poder que as duas famílias presidenciais exercem sobre as decisões de Estado, a boa relação entre os Trump e Eduardo Bolsonaro também foi destacada pela imprensa internacional. Veículos como o New York Times  e o  El País destacaram que Eduardo participou da reunião fechada entre os presidentes brasileiro e americano durante a visita oficial de Bolsonaro à Washington, em março. Na ocasião, Eduardo encontrou-se com o genro do presidente americano, Jared Kushner, marido de Ivanka, e foi visto vestindo um boné da campanha à reeleição de Donald Trump.

Em uma live ao lado do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, Jair Bolsonaro listou a "amizade" entre Eduardo e os filhos do presidente americano como uma das razões para nomeá-lo ao cargo:

"O meu filho Eduardo fala inglês, fala espanhol, há muito tempo roda o mundo todo, goza da amizade dos filhos do presidente Donald Trump, o qual eu torço pra ele ser reeleito ano que vem, assim como torço para o [Maurício] Macri ser reeleito na Argentina no corrente ano. Torcida, né?", declarou. "E existe a possibilidade e depende do garoto. Só que ele tem que, se eu não me engano, renunciar ao mandato dele, caso aceite um convite. E passe pelo Senado, obviamente, também, tá certo?", acrescentou, lembrando que a eventual indicação teria que ser submetida ao crivo dos senadores.

Apesar da surpresa com a possibilidade de nomeação, diplomatas brasileiros experientes avaliam que a boa relação de Eduardo Bolsonaro com a família Trump poderá contar positivamente para as relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

Leia também: Ladrão é espancado e morto após roubar carro com três crianças dentro nos EUA

O Itamaraty, contudo, ainda não recebeu instruções para submeter o nome de Eduardo Bolsonaro ao governo americano, como é praxe. Em geral, o nome do embaixador só é divulgado depois que o governo do país em questão concede o chamado agrément.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!