O presidente Donald Trump poderá designar para assumir a embaixada dos Estados Unidos em Brasília um dos seus cinco filhos, Eric , caso a nomeação do deputado federalEduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a chefia da missão brasileira em Washington se confirmar. Por coincidência, Eric tem a mesma idade de Eduardo, 35 anos.
Leia também: PEC pode garantir que Eduardo Bolsonaro não perca mandato se assumir embaixada
Segundo fontes do governo brasileiro, Eric Trump
viria para o Brasil se o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) for nomeado embaixador em Washington, como o seu pai e presidente Jair Bolsonaro indicou ontemque pretende fazer. Por coincidência, Eric tem a mesma idade de Eduardo, 35 anos.
A informação é que essa possibilidade estaria muito mais condicionada ao Brasil — país que não tem tradição de nomeações políticas, ao contrário dos Estados Unidos . Segundo fontes envolvidas no assunto, o envio dos filhos dos dois presidentes para assumir as respectivas embaixadas consolidaria as relações bilaterais.
Uma fonte comentou que o que mais se ouve em Washington é que a atuação da embaixada brasileira é "muito protocolar, burocrática e apagada".
Os americanos já teriam deixaram claro que querem uma troca de nomeações políticas para as embaixadas. Personalidades como o ex-estrategista da campanha de Trump e um dos ideólogos da onda nacionalista de direita, Steve Bannon; o subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina, Roger Noriega; e o ex-embaixador dos Estados Unidos em Brasília Clifford Sobel sempre insistiram nesse ponto.
Há, ainda, entre integrantes do governo, a avaliação de que a ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos seria "uma enorme vitória" do chanceler Ernesto Araújo. As relações com Washington teriam peso ainda maior e Ernesto Araújo teria mais espaço para cuidar da política externa como um todo.
Leia também: Presidente falou, tá falado, diz Eduardo Bolsonaro sobre ser embaixador nos EUA
Além de Ivanka, Eric tem ainda o irmão Donald Trump
Jr. Os três são filhos de Trump com Ivana Zelnickova. Ele tem ainda os meio-irmãos Barron, filho de Trump com atual mulher, Melania, e Tiffany, filha do presidente com sua segunda mulher, Marla Maples. Atualmente, é vice-presidente das Organizações Trump, que dirige com o irmão Donald Jr.