Ao lado de Macri, Bolsonaro disse ter medo do surgimento de novas Venezuelas na região
Marcos Corrêa/PR
Ao lado de Macri, Bolsonaro disse ter medo do surgimento de novas Venezuelas na região

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira que “jamais viria à Argentina falar sobre política”, no encerramento de uma visita em que diversas vezes deixou claro o seu apoio ao atual presidente argentino, Mauricio Macri . A declaração foi feita um dia depois de Bolsonaro pedir aos argentinos para “votarem com responsabilidade” e de, como revelou O Globo , atender a um pedido de Macri e insistentemente fazer alertas sobre o risco de “novas Venezuelas” no continente.

"Jamais viria a Argentina falar sobre política. O que queremos é que na América do Sul ninguém mais flerte com o socialismo, o comunismo como infelizmente aconteceu na nossa querida Venezuela", afirmou  Bolsonaro  em Buenos Aires, na sua primeira visita de Estado ao país vizinho.

Durante a visita, o presidente mais de uma vez fez advertências sobre a  possibilidade do surgimento de "novas Venezuelas" na América do Sul , além de pedir que os argentinos "votem com responsabilidade, com muita razão e menos emoção" nas eleições  presidenciais de outubro . O presidente Mauricio Macri , candidato à reeleição, enfrentará nas urnas uma chapa que terá como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015).

"Acho que toda a América do Sul está preocupada em que não criemos novas Venezuelas na região", disse Bolsonaro em declaração ao lado de Macri na Casa Rosada na quinta-feira, depois da primeira reunião entre os dois.

O presidente, que já advertiu inúmeras vezes contra a volta ao poder de Cristina, cuja chapa é favorita nas pesquisas, afirmou ainda que "todos têm que ter, assim como no Brasil grande parte teve, muita responsabilidade, muita razão e menos emoção para decidir o futuro deste país.  Que Deus abençoe este povo nesta decisão, porque desta forma teremos paz e alegria".

O presidente ainda comparou a situação interna nos dois países. "Não viemos falar de política interna, mas tivermos uma experiência bastante triste no Brasil há pouco tempo, semelhante a da Argentina. E democracia e liberdade devem falar mais alto nas eleições argentinas  disse Bolsonaro".

Leia também: Bolsonaro diz que Brasil e Argentina podem ter uma moeda em comum

Como revelou O Globo, em uma reunião entre o deputado Eduardo Bolsonaro e um alto funcionário do governo da Argentina há menos de um mês, o filho do presidente, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara e atua como representante informal do governo no exterior, conversou com um alto funcionário sobre o cenário eleitoral argentino e perguntou como o Brasil poderia colaborar com a campanha pela reeleição do presidente Macri.

Segundo contou outra alta fonte argentina, a resposta do funcionário de Macri foi taxativa: “Relacionem, sempre que possível, a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) com a Venezuela”.

Isso foi exatamente o que fez o presidente brasileiro em sua primeira visita de Estado à Argentina. E o pedido feito pelo funcionário argentino ao deputado Bolsonaro inspirou um dos pontos escritos pelo filho do presidente nos papéis que trouxe a Buenos Aires como uma espécie de roteiro da visita de Estado de seu pai.

Uma das anotações de Eduardo Bolsonaro dizia “que Brasil e Argentina não virem novas Venezuelas ”. No caso da Argentina, isso significa, em outras palavras,  pedir aos argentinos que não votem pelo retorno de Cristina ao poder.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!