Subúrbio no centro do palco
Reprodução
Subúrbio no centro do palco

A turma da  Secretaria de Cultura está em festa com o resultado do seu primeiro edital de fomento, o Foca. Mais da metade (51,54%) dos projetos aprovados pela comissão de avaliação — composta por 60 especialistas da sociedade civil — vem das Áreas de Planejamento 3, 4 e 5. Ou seja, são produtores das zonas Norte e Oeste botando a mão na massa ainda em 2021, segundo a prefeitura.

Ao todo, serão R$ 20 milhões distribuídos a 304 propostas. Para o secretário Marcus Faustini (ele mesmo cria do subúrbio), a meta de levar cultura para além do eixo Zona Sul-Centro foi cumprida: "Nos fomentos anteriores, a média para essas regiões é de 10%", diz, prometendo mais recursos nos próximos anos.

Para garantir o palco a quem tradicionalmente fica só na plateia, o fomento teve uma linha específica para favelas e para o subúrbio. Mas o bairro com o maior número de projetos selecionados é Botafogo, com 35.

A Libertadores e a mulher de César

O assessor da Secretaria municipal de Esportes Gabriel Azambuja não tem do que reclamar. Não viu o Flamengo sagrar-se campeão da Libertadores, mas foi assistir ao jogo no Uruguai de primeiríssima classe. Na sexta-feira, postou uma foto em frente a um jatinho, junto com um empresário da área de academias. Em resposta à coluna, a pasta diz que o dia de trabalho foi descontado. "Sobre como viaja e com quem viaja, são questões da vida particular do funcionário".

Aldir imortalizado na Tijuca

Na última terça (23), o vereador Chico Alencar (Psol), apresentou à Câmara, o PL 915/2021, que prevê dar o nome de Aldir Blanc a um logradouro público entre Vila Isabel e Usina, na Tijuca, locais onde viveu o artista, vítima da Covid-19.

Expectativa paralímpica

A Alerj discute, amanhã, o PL 4559/2021, que prevê um Centro Paralímpico em São Gonçalo. "O estado conta com cerca de 3,9 milhões de pessoas com deficiência", destaca Ronaldo Anchieta (MDB), autor do projeto.

Leia Também


Picadinho

Hoje, a Alerj transmite live sobre a política estadual da primeira infância, com a deputada Célia Jordão e as promotoras Luciana Grumbach e Viviane Alves.

A escola de teatro "O Tablado" virou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Oswaldo Cruz comemora o Dia Nacional do Samba no sábado, a partir das 18h, com 15 rodas e três palcos.

A empresária e influencer Fabiana de Oliveira Roxo busca parceiras para a ONG ABRASIL SAÚDE, voltada à garantia do direito à saúde.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários