
As fortes chuvas acompanhadas de vento intenso que atingiram a capital paulista ontem provocaram ao menos 1.327 ocorrências relacionadas ao mau tempo entre 0h e 12h. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, foram 1.327 chamados para queda de árvores, 19 chamados para desabamentos ou desmoronamentos e três registros de enchentes ou alagamentos. Não houve vítimas nessas ocorrências atendidas pela corporação.
Além da chuva, a cidade enfrentou ventos acima do padrão comum, influenciados por um ciclone que atua na costa do Rio Grande do Sul.
A estação de referência do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, zona Norte da capital, registrou rajada de 82,8 km/h, segundo atualização da Defesa Civil. Em outras áreas da capital, as rajadas foram ainda mais fortes: 98 km/h na Lapa e 96,3 km/h em Congonhas.
Nos aeroportos da cidade, os ventos também foram significativos. Em Congonhas e no Campo de Marte, as rajadas chegaram a 96,3 km/h e 69 km/h, enquanto no Aeroporto Internacional de Guarulhos foram registradas rajadas de 77,8 km/h.
No litoral paulista, os ventos também superaram os valores informados anteriormente, chegando a 91,1 km/h em Bertioga e 87 km/h em Santos, segundo a Defesa Civil.
Impactos na capital
A chuva ainda causa impactos em diferentes regiões da capital paulista nesta manhã. Segundo a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, a área de concessão segue sendo afetada por fortes rajadas de vento de até 90 km/h desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul do País.
A empresa informou que, por causa dos ventos, a rede elétrica tem sido atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento de energia, além da queda de árvores.
As equipes estão mobilizadas em campo para restabelecer a energia de cerca de 600 mil clientes, o que corresponde a 7,8% das unidades atendidas na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.
Previsão do tempo
A previsão da MetSul Meteorologia indica que as rajadas de vento ainda podem ser por vezes fortes a intensas ao longo da tarde desta quarta-feira no Leste de São Paulo.
Os ventos devem variar entre 70 km/h e 90 km/h em diferentes pontos do estado, o que mantém alto o risco de novas quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos a estruturas, especialmente na capital e na Grande São Paulo.
Campos do Jordão
A Defesa Civil informou que uma pessoa foi encontrada morta entre os escombros de um imóvel atingido por deslizamento no município. Outras três moradias vizinhas foram interditadas preventivamente devido ao risco de novos deslizamentos e colapso estrutural.
Ao todo, oito moradores ficaram desabrigados e estão sendo assistidos pela Defesa Civil Municipal e encaminhados para abrigos da prefeitura. Equipes municipais seguem monitorando a área.