
Tarcísio Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos, anunciou nesta segunda-feira (27) que tem planos para estender as linhas de trem da CPTM até Parelheiros, extremo sul da capital estadual.
O governador participava da inauguração da estação da CPTM Varginha, na linha 9 - Esmeralda, quando informou ao público que procurará financiamento para a extensão dos trilhos.
De acordo com Tarcísio , na sexta-feira (24) ele pediu um estudo para entender como viabilizar obras de mobilidade de modo a atender a região do extremo sul.
Promessa antiga
Não é a primeira vez que existe a ideia de uma estação em Parelheiros. Geraldo Alckmin, ex-governador, fez a promessa do trem no bairro há cerca de 15 anos, mas não chegou a fundar a estação.
Mesmo a estação Varginha, inaugurada hoje, atrasou dez anos: o projeto inicial, cuja obra iniciou-se em 2013, deveria estar pronto em 2015. A data foi prorrogada durante uma década.
Novos estudos
No evento da estação Varginha, Tarcísio explicou durante uma coletiva de imprensa que começaram agora a pensar na expansão: “A gente vai iniciar o estudo agora. Então, aproveitando que chegamos até a estação Varginha, vamos tentar esticar mais um pouquinho. Foram feitos 4,5 quilômetros de Grajaú para Varginha, e dá para fazer mais 5 quilômetros até Parelheiros.”
De acordo com o governador, os estudos deveram durar cerca de “12 meses ou um pouco mais [mas] a meta é que até o ano que vem a gente esteja com o estudo pronto".
Marsilac e litoral
Tarcísio também comentou que pretende construir trilhos da CPTM até Marsilac, também na Zona Sul de São Paulo, mas não deu mais detalhes - disse apenas que vai “pavimentar o caminho [e] pensar em Marsilac.”
Além disso, disse que “lá na frente” quer estender as linhas de trem até o litoral paulista. Em maio de 2024, o governador anunciou, também, um projeto de mobilidade de um ônibus que liga São Paulo a Santos, cidade praiana.