Guilherme Lencastre falou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17)
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Guilherme Lencastre falou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17)


Após seis dias de apagão em São Paulo , a Enel , empresa de distribuição de energia na região, anunciou nesta quinta-feira (17) que normalizou a energia elétrica para quase todas as residências da Grande São Paulo que tinham sido alvo do temporal histórico na última sexta-feira (11) .

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta (17), o presidente da Enel , Guilherme Lencastre , disse que na região ainda há cerca de 36 mil residências sem energia, mas que o número é muito próximo da operação normal da companhia em dias sem eventos extremos.

"Neste momento estamos com 36 mil clientes sem energia, isso significa uma operação muito próxima da normalidade do nosso negócio. Nós temos 8,2 milhões de clientes. Numa operação normal oscila entre esse patamar ou pouco mais. Continuamos nossa força de tarefa mobilizada, atuando em campo. É possível que tenham casos de clientes mais antigos e esses são os prioritários que vamos estabelecer agora", afirmou o executivo.

“O que a gente tem hoje são casos registrados a partir do dia 13, mas nenhum registrado nos dias 11 e 12 [imediatamente pós-temporal]. Pode haver casos específicos [de gente sem luz desde sexta (11)] e nós vamos avaliar e, nas próximas horas, atacar com prioridade os clientes que estão mais tempo sem energia”, completou Guilherme.

3,1 milhões de clientes impactados

Lencastre corrigiu a informação dos clientes impactados pelo temporal de sexta (11), que passou para mais de 3,1 milhões endereços. O número é 1 milhão de imóveis a mais do que o balanço que ele mesmo tinha apresentado no sábado (12), de 2,1 milhões.

Segundo o presidente da companhia, parte dos afetados tiveram a energia restabelecida nas primeiras 24 horas. "Tivemos uma mobilização maior e mais rápida. Durante as primeiras 24h tivemos uma recuperação de aproximadamente 79%. Ano passado foi de 58%", disse.

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O anúncio da normalidade da energia aconteceu horas antes de vencer o prazo dado tanto pelo Ministério das Minas e Energia quanto pela Justiça, para que a luz fosse restabelecida em todas as cidades.

Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ministério determinaram o limite de três dias para que a concessionária resolvesse os problemas mais graves na Grande SP. Em liminar obtida pela Defensoria do Estado na terça (15), a Justiça de São Paulo também deu prazo de 24 horas para a Enel restabelecer a energia elétrica para os afetados pelo temporal.

Na decisão liminar, da qual cabe recurso, o juiz previu multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento.

Previsão de novo temporal

Na coletiva, Guilherme Lencastre também afirmou que a Enel não vai desmobilizar as equipes extras que estão nas ruas da Grande SP neste momento, em virtude das previsões de novos temporais para o fim de semana em toda a região.


Por causa da espera de possíveis novos problemas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo notificou todas as quatro concessionárias de energia elétrica do estado para mais esse novo risco meteorológico forte, previsto para este final de semana.

“Nós temos chuvas novamente no fim de semana e quero dizer que não estamos desmobilizando as nossas, equipes, mesmo chegando numa situação de normalidade. Nesse momento nós continuamos em preparação para os eventos que podem chegar no fim de semana”, disse o presidente da Enel SP.

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** Formado em jornalismo pela UFF, em quatro anos de experiência já escreveu sobre aplicativos, política, setor ferroviário, economia, educação, animais, esportes e saúde. Repórter de Último Segundo no iG.

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