
O Aeroporto de Congonhas cancelou 167 voos, nesta quarta-feira (10), após operar sob rajadas de vento superiores a 90 km/h.
Foram 80 voos de chegadas e 87 partidas cancelados.
As rajadas fizeram o controle de tráfego aéreo aumentar o tempo entre cada pouso e decolagem e levaram as companhias aéreas a ajustarem a organização de seus voos no terminal.
A Aena informou que, mesmo com as restrições operacionais, o aeroporto segue aberto e orienta passageiros com viagens previstas a confirmarem a situação do voo diretamente com as companhias.
Ventania em São Paulo influencia operação em Congonhas
As fortes rajadas que atingiram São Paulo ontem também impactaram a operação dos aeroportos da cidade, incluindo Congonhas.
Segundo a Defesa Civil, ventos chegaram a 96,3 km/h na região de Congonhas, enquanto o Mirante de Santana registrou 82,8 km/h e a Lapa 98 km/h.
A intensidade dos ventos provocou queda de árvores, danos à rede elétrica e deixou cerca de 600 mil pessoas sem luz na capital.
No aeroporto, essas condições contribuíram para os cancelamentos e ajustes na malha de voos realizados pelas companhias aéreas.
Nota da concessionária na íntegra
"A Aena informa que o Aeroporto de Congonhas permanece aberto, porém operou nesta quarta-feira (10) sob rajadas de vento superiores a 90 km/h, intervalos maiores entre pousos e decolagens, conforme determinação do controle de tráfego aéreo, além de ajustes na malha realizados pelas companhias aéreas que operam no aeródromo. Até o momento, 80 chegadas e 87 partidas foram canceladas.
A Aena recomenda que os passageiros com viagens programadas entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar a situação do voo."