
Começou a contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro. Nessa reta final, é comum que candidatos fiquem apreensivos e com dúvidas sobre o que e como estudar. Será que é melhor revisar conteúdos ou aprender sobre temas novos?
- Leia mais notícias sobre educação: Uerj abre inscrições para seleção via notas do Enem
Para o professor de Biologia Adriano Santana, do Colégio Marista Glória, de São Paulo, esses últimos dias exigem mais serenidade do que intensidade.
"Agora não é hora de tentar aprender o que nunca foi estudado. O mais importante é revisar o que já se domina e chegar à prova com clareza mental. Cuidados com a saúde mental e emocional valem tanto quanto o conteúdo" , explicou o docente.
Segundo Adriano, esse é o momento de fazer pequenos ajustes, como: revisar resumos, cuidar do corpo, do sono, além de manter o equilíbrio e a tranquilidade.
O professor também recomenda que candidatos observem modelos que obtiveram sucesso no exame.
"Leia redações nota mil, assista revisões com calma e evite o desespero. Diante de conteúdos inéditos, relaxe e tente captar as dicas dos professores. Lembre-se: nenhum professor é adivinho, mas todos sabem indicar o caminho."
Para o docente, a rotina e a alimentação influenciam o desempenho. Ele aconselha que candidatos evitem telas antes de dormir - o que contribui para a melhora do foco -, e que mantenham hábitos alimentares usuais nos dias de prova.
"Nada de testar lanches novos ou inventar dietas. Prepare o lanche com antecedência, hidrate-se com moderação e organize bem o tempo de prova" , reforçou.
Dicas práticas para a reta final do Enem
O professor Adriano elencou sete dicas preciosas para quem quer se dar bem no Enem 2025:
- Revise o que você já domina: evite estudar conteúdos novos de última hora;
- Cuide da mente, inclua pausas leves: caminhe, assista a um filme, respire fundo;
- Evite telas antes de dormir: descanso é parte da preparação;
- Leia redações nota mil e siga boas referências: observe estrutura, linguagem e argumentação, relaxar e absorver as dicas dos professores é mais eficiente do que tentar prever o tema;
- Planeje a alimentação: nada de testar comidas novas no dia da prova, prepare o lanche na véspera, com equilíbrio entre doce e salgado; e hidrate-se com moderação, evite exageros para não perder tempo no banheiro;
- Gerencie o tempo de prova: comece pelas questões mais fáceis, volte às difíceis depois e passe o gabarito com calma;
- Mantenha a fé e a tranquilidade: uma oração, um mantra ou uma respiração pausada ajudam a manter o equilíbrio.
O que é permitido levar no dia do exame?
Além das dicas práticas que antecedem a prova, é importante que o participante esteja atento a quais itens são permitidos e quais estão vetados no dia do Enem.
É obrigatório:
- Documento de identificação válido, físico ou digital;
- Caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente;
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
É aconselhável que o candidato leve o Cartão de Confirmação de Inscrição.
A entrada de lanches é permitida, desde que sejam levados em embalagens transparentes e passem por vistoria dos chefes de sala.
É proibido:
- Garrafa térmica com termômetro de temperatura;
- O uso de equipamentos eletrônicos também não é permitido (o participante deverá guardar esses dispositivos desligados, no envelope porta-objetos. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local);
- Itens como óculos escuros, boné, caneta de material não transparente, protetor auricular, relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos também devem ser guardados no envelope.
O participante que não cumprir as regras será eliminado do exame.