Fenômeno deve ser observado em vários pontos do estado, até sexta (11)
Reprodução
Fenômeno deve ser observado em vários pontos do estado, até sexta (11)


Com base em análises do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta , nesta terça-feira (8), para formação de nevoeiros em diversas regiões nos próximos dias, até pelo menos a sexta-feira (11).

Esse fenômeno, ainda de acordo com a Defesa Civil, ocorre devido à ausência de cobertura de nuvens, o que permite uma maior perda de energia térmica da superfície terrestre.

Com a redução da temperatura, a umidade do ar se eleva e se condensa, originando o nevoeiro.

No entanto, com o avanço das horas e o aumento gradual da temperatura devido à atuação do Sol, a neblina tende a se dissipar progressivamente.

As ocorrências tendem a ser mais expressivas nas regionais de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara, além dos Vales do Ribeira e do Paraíba, Região Metropolitana da Capital, Baixada Santista, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, especialmente durante as primeiras horas da manhã.


Além disso, áreas de serra poderão registrar neblina densa, o que pode comprometer significativamente a visibilidade e interferir nas condições de tráfego, representando risco potencial em trechos de rodovias e vias locais.

Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada aos motoristas, com redução de velocidade, uso de faróis baixos e manutenção de distância segura entre veículos, além de cautela redobrada em curvas e aclives.

No comunicado, o órgão estadual afirma ainda que o acompanhamento das condições meteorológicas continua sendo realizado 24 horas por dia, com atualizações sendo emitidas sempre que necessário, visando a segurança de todos.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes