Além da capital do Rio de Janeiro, mais três cidades declararam estado de emergência no estado por conta das fontes chuvas do fim de semana . O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional analisa o comunicado nos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti.
Quando uma situação de emergência é reconhecida, isso permite que recursos possam ser utilizados para assistência de vítimas, desabrigados e nas vias.
De acordo com a CNN, o ministro Waldez Góes, chefe da pasta de Desenvolvimento Regional, afirmou que irá se reunir com todos os prefeitos da região.
“Inicialmente estou enviando equipe técnica e depois devo agendar reunião com todos os prefeitos da região atingida. A prioridade, nesta segunda-feira (15), são os Decretos de Emergência para podermos atuar com apoio total na ajuda humanitária, reestabelecimento e reconstrução”, disse o ministro à CNN.
Desde a noite do último sábado (13), o Rio foi atingido por tempestades que deixaram ao menos 12 mortos , segundo informações confirmadas até a noite desse domingo (14), na capital e na Baixada Fluminense. Os óbitos foram causados por afogamentos, descargas elétricas e desabamentos.
Segundo o Corpo de Bombeiros foram realizados 186 socorros relacionados às chuvas nas últimas 24 horas.
Após o fim de semana de chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestades em todo o estado válido até as 10h desta segunda-feira (15) .