Começou, na manhã desta quinta-feira (8), a 31ª Marcha para Jesus em São Paulo. O evento teve início às 10h na estação Luz do Metrô, com uma oração do apóstolo Estevam Hernandes, idealizador da Marcha no Brasil.
O evento toma conta das ruas da capital paulista e reúne milhares de fiéis, que se ajoelharam no asfalto para rezar, durante este feriado de Corpus Christi.
No trio principal da Marcha, estavam o apóstolo e sua esposa, a bispa Sônia Hernandes, além de outros líderes religiosos e do cantor Thalles Roberto.
A caminhada dura cerca de 4 quilômetros até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira.
No ano passado, a Marcha para Jesus contou com a participação do então presidente da República Jair Bolsonaro (PL), além de outros políticos. Em 2023, o evento adotou um tom mais pastoral e menos político.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no entanto, deve participar da Marcha hoje. Ele está previsto para chegar por volta das 14h30.
Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua gratidão ao receber o convite de participação da Marcha para Jesus e, embora tenha recusado sua presença no evento, agradeceu ao idealizador da solenidade.
Na carta, Lula afirmou que não poderá comparecer à manifestação, mas designou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o advogado-geral da União Jorge Messias como seus representantes.
O mandatário também relembrou que, em 2009, foi o responsável pela criação do Dia Nacional da Marcha para Jesus, um dos seus "orgulhos".
Vale ressaltar que, embora Lula seja o "criador" do Dia Nacional da Marcha para Jesus, Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado a participar do evento.
No ano passado, durante sua campanha para a reeleição, Bolsonaro utilizou a Marcha como um palanque, aproveitando para criticar o risco do "socialismo" e abordar a situação econômica do país.
Marcha para Jesus
O evento chegou ao país em 1993, mas já foi feito em outros lugares do mundo, como Argentina, Canadá, Estados Unidos e Rússia.
Hoje, além da caminhada, a Marcha para Jesus vai contar com shows de cantores evangélicos e apresentações de pastores.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.