Desde julho deste ano, com a proximidade do fim de ano, festas escolares e viagens, o Poupatempo tem registrado um aumento na procura pela renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) . Segundo dados de novembro, a média de atendimentos foi 80% maior em comparação com a média geral de janeiro a outubro de 2022.
Somente neste mês, conforme o Poupatempo , foram realizados mais de nove mil atendimentos. Na média geral, o registrado era cinco mil por mês.
Além disso, desde a retomada do serviço de renovação, em novembro de 2021, foram feitas mais de 24 ações, com mais de 50 mil atendimentos realizados do Poupatempo em parceria com o Detran .SP.
Em 2022, o Poupatempo já prestou mais de 3,5 milhões de atendimentos somente para renovação de CNH , sendo que 1,3 milhão foram realizados presencialmente.
Atenção aos prazos
Os motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de março e abril deste ano e ainda não renovaram o documento têm até 31 de dezembro deste ano para regularizar a situação.
A punição para os condutores que não normalizarem a carteira de habilitação no prazo correto é de sete pontos na CNH, além de uma multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) .
Como agendar a renovação?
O agendamento para atendimento presencial está aberto a partir desta quarta-feira (30) e pode ser feito pelo site do Poupatempo , pelo aplicativo, nos totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Para renovação simplificada, a recomendação é que o motorista faça de forma remota, já que ele não precisa comparecer presencialmente a uma unidade. Para completar o processo, basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios .
Para renovar de forma online, basta acessar o portal ou o aplicativo do Poupatempo, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou for incluir a observação "exerce atividade remunerada" na CNH, precisa passar pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Caso a pessoa seja aprovada nos exames, deverá pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações enviadas por e-mail.
Categorias C, D ou E
Os condutores que tiverem a habilitação nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, já que o laudo pode ser solicitado durante o exame médico.
O exame tem validade de dois anos para menores de 70 anos e, para os acima dessa idade, é válido pelo mesmo tempo da CNH.
Caso o motorista deseje solicitar o rebaixamento de categoria, também pode fazê-lo pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.