Capitólio reabre para visitas 80 dias após acidente
FreePik
Capitólio reabre para visitas 80 dias após acidente


A Prefeitura de  Capitólio  (MG) reabriu parcialmente, na manhã desta quarta-feira, a visitação aos cânions da cidade, que agora ocorrerá sob regras mais rígidas para garantir a segurança dos turistas.

A reabertura ocorre cerca de 80 dias após um paredão de rocha despencar e deixar dez mortos. Segundo o decreto publicado no último dia 23, e assinado pelo prefeito Cristiano Gerardão (PP), a visita ao atrativo será permitida de "forma controlada e com redução de fluxo, respeitando limites de distanciamento dos paredões".

De acordo com as novas regras, todos os dias, antes da abertura para as visitações, o local passará pela análise de um geólogo, que vai verificar indícios de processos erosivos ou movimentos de massa. Além disso, apenas cinco embarcações poderão navegar por vez pelo local. Em caso de chuvas, os passeios deverão ser interrompidos. Outra mudança implementada é o uso obrigatório de capacete e colete salva-vidas a todos os passageiros.

Quem esteve nos cânions pela primeira vez nesta quarta-feira já sentiu a diferença. Dono da FMS, empresa de turismo que atua na região há quatro anos, o empresário Marco Antônio da Silva, de 46 anos, conta que, para entrar no local, passou por dois fiscais da prefeitura e um da Marinha, responsáveis por controlar o acesso das embarcações, conferir os equipamentos de proteção obrigatórios — capacete e colete salva-vidas — e recolher o termo de consentimento das novas regras, assinado por todos os visitantes.

Segundo Silva, a reabertura foi "tranquila", "organizada" e não contou com um fluxo muito alto de embarcações na represa. A entrada na parte principal do passeio, onde é possível ver as duas cachoeiras dos cânions, só foi liberada para uma lancha de cada vez e com um tempo de permanência mais curto do que antigamente.


Leia Também

“É uma entrada rápida, em torno de cinco a seis minutos só, não tem praticamente parada. Nós vamos só na porta dos cânions, onde dá para ver as duas cachoeiras, mas é possível fazer bastantes fotos. Deu para sentir um pouquinho do gosto do que era”, disse o empresário, que relatou uma boa receptividade dos turistas às novas regras. “Tudo foi respeitado, não tivemos tumulto, funcionou bem”, resume.

Entre os empresários do ramo do turismo, Silva afirma que a expectativa é de muito otimismo para os próximos meses:

“Temos certeza de que vai abrir e vai voltar forte, agora com muito mais protocolos e segurança”, relatou. “Já temos turistas que estão voltando para contemplar de novo a natureza. Foi feito tudo no seu tempo certo e com a cautela necessária.”

Investigação
Em março, a Polícia Civil de Minas Gerais apresentou a conclusão do inquérito sobre a tragédia no Largo de Furnas. A investigação concluiu que não houve interferência humana no acidente, que tratou-se de um evento natural. Nenhum órgão ou indivíduo foi indiciado.

O delegado da cidade de Passos, Marcos Pimenta, que esteve à frente das investigações, afirmou que até foram encontradas algumas irregularidades em empreendimentos no local, mas não ficou comprovado que nenhuma delas têm conexão com a queda da rocha.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!