Presidente Jair Bolsonaro é criticado por juízes
Reprodução/Youtube
Presidente Jair Bolsonaro é criticado por juízes


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) emitiu nesta sexta-feira uma nota de repúdio contra as  declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro contra membros do PoderJudiciário e o sistema eleitoral do país. Na nota, a entidademanifesta apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), LuizFux, que na noite de quinta-feira, anunciou o cancelamento de umareunião entre chefes dos três poderes alegando como motivo osataques de Bolsonaro ao Judiciário.

Nos últimos dias,Bolsonaro voltou a atacar ministros do STF como Luis Roberto Barrosoe Alexandre de Moraes. Na quinta-feira, Bolsonaro disse que a “hora”do ministro vai chegar e que poderia atuar fora “das quatro linhas”da Constituição em reação às últimas medidas tomadas peloJudiciário.

Na nota, a Ajufeclassifica como “inaceitáveis” as manifestações de Bolsonaro.

“São inaceitáveisas repetidas mensagens distorcidas sobre decisões judiciais e sobrea higidez do processo eleitoral brasileiro, além das reiteradasofensas a membros do Supremo Tribunal Federal, com ameaças diretasde ruptura com a ordem legalmente constituída”, diz um trecho danota.

Em outro trecho, aentidade afirma que a liberdade de expressão não autorizaria acaluniação de magistrados.

“A liberdade deexpressão não autoriza que sejam proferidas ameaças àsinstituições ou a seus integrantes, tampouco ilações e calúniascontra quaisquer pessoas, sobretudo magistrados no cumprimento do seudever constitucional”, diz a nota.

Você viu?

A nota prossegueafirmando que atritos entre os poderes da República gera“insegurança institucional”.

“O contínuo eruidoso atrito entre os Poderes da República somente gerainsegurança institucional e dissemina sentimentos de temor àsociedade brasileira”, afirma.

Nas últimassemanas, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro aomesmo tempo em que defendia a adoção do voto impresso. O projeto delei que previa a adoção do voto impresso, porém, foi rejeitada porcomissão especial da Câmara dos Deputados na quinta-feira.


Em resposta àsacusações de Bolsonaro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a abertura de um inquérito para investigar os ataques deBolsonaro à urna eletrônica. Na quinta-feira, Alexandre de Moraes decidiu incluir Bolsonaro no rol de investigado do inquérito das fake news por ataques ao Supremo e divulgação de notícias falsas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!