Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Carlos Moura/ SCO/ STF
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o  envio do celular entregue à Polícia Federal pelo agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles para os Estados Unidos. A decisão foi tomada no último dia 16.

O GLOBO apurou que a decisão do ministro do Supremo autorizou a PF a valer-se do apoio técnico do “US Fish and Wildlife Service“ com o objetivo de desbloquear o aparelho. No despacho, Moraes ainda teria determinado que a extração e análise dos dados devem ser feitos diretamente pelas autoridades brasileiras, após o desbloqueio.

Moraes entende que o conteúdo do celular é imprescindível para o andamento das investigações, já que os dados podem se revelar de fundamental importância, especialmente analisados em conjunto com o material que será obtido em razão de outras decisões envolvendo Salles.

Você viu?

Salles deixou o cargo nesta quarta-feira, pressionado por duas investigações que envolvem a sua suposta participação em esquema de madeira ilegal na Amazônia. Em maio, Moraes autorizou a PF a fazer busca e apreensão contra Salles na operação Akuanduba, por suspeita de facilitação à exportação ilegal de madeira do Brasil para Estados Unidos e Europa.

A operação apura crimes contra a administração pública — corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando — praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

No início de junho, a ministra Cármen Lúcia autorizou a abertura de um inquérito para apurar se o ministro obstruiu as investigações de um esquema de desmatamento ilegal na região, a Operação Handroanthus, considerada a maior já realizada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!