apagão Amapá
Rudja Santos/Amazônia Real
O estado sofre as consequências do apagão desde terça-feira da semana passada

Até a manhã desta quarta-feira (11), o fornecimento de eletricidade no Amapá havia sido retomado em 80%, depois de um blecaute que tomou conta do estado na noite da terça-feira passada, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. As informações são do portal Brasil 247 .

O apagão foi causado por um incêndio em uma subestação, que danificou transformadores e fez com que o estado ficasse com apenas 10% da carga de energia . Na madrugada de sábado, a situação começou a ser revertida com reparos em um dos equipamentos afetados pelo fogo. No final da tarde do mesmo dia, segundo o ministério, aproximadamente 65% do suprimento havia sido retomado. 

Nesta quarta, o aumento na carga de energia se deu após a operação de uma unidade geradora na hidrelétrica local Coaracy Nunes. A unidade agregou 25 megawatts e levou a oferta de cerca de 70% para 80% da demanda da região, conforme o ministério escreveu em uma publicação em rede social.

Rodízio de energia

No final de semana, o governo do Amapá informou que o fornecimento de energia tem sido por meio de um sistema de rodízio, enquanto a situação não é normalizada. Com exceção dos serviços essenciais, os demais consumidores alternam períodos de 6 horas com energia com 6 horas no escuro.

Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou, nesta terça (10), a liberação da verba de 21,6 milhões para ajudar no aluguel de  geradores de energia e compra de combústivel para manutenção desses equipamentos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários