Mortes pela polícia caíram 25% em maio no estado do Rio , segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 129 casos este ano; no mesmo mês de 2019, foram registrados 172 homicídios durante operações da polícia. Um dos casos que faz parte desse total é o homicídio de João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, durante operação das polícia Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no dia 18 de maio. O adolescente foi morto durante operação das polícia Civil e Federal.
A queda de homicídios em operações em maio representa uma mudança em relação ao mês de abril, quando, mesmo em plena pandemia do coronavírus, o estado registrou um aumento de 43% nas mortes em ações policiais — foram 177 casos no mês. Abril de 2020 é o segundo mês com mais mortes em ações policiais desde o início da série histórica do governo do estado, que começa em 1998.
Os dados de maio, entratanto, ainda não tiveram influência da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que proíbe operações policiais em favelas do Rio. A decisão foi tomada somente em 5 de junho.
Os homicídios dolosos também caíram: foram 273, 21% a menos do que aqueles registrados em maio de 2019 — quando ocorreram 345. A quantidade de homicídios registrada em maio de 2020 é a menor entre todos os meses de maio da série histórica do estado, que começa em 1998.
Você viu?
Segundo o ISP, os registros de ocorrência sofreram impacto devido às medidas restritivas adotadas para combater o novo coronavírus. "Os indicadores podem apresentar queda por causa do distanciamento social, que ajudou na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações", afirma o ISP.
Confira outros indicadores de maio
Roubo de carga: 455 casos, queda de 36% em relação a maio de 2019.
Roubo de veículo: 1.586 casos, queda de 57% em relação a maio de 2019.
Roubo de rua (soma de roubos de pedestres, de aparelho celular e em coletivo): 3.814 casos, queda de 66% em relação a maio de 2019.