Nesta quarta-feira, Rio de Janeiro entra na segunda fase do plano de flexibilização
Jorge Hely / Agência O Globo
Nesta quarta-feira, Rio de Janeiro entra na segunda fase do plano de flexibilização

A segunda fase da flexibilização da quarentena durante a  pandemia da Covid-19 começa nesta quarta-feira (17) na cidade do Rio de Janeiro . Como resultado disso, serviços e outras atividades voltam a ser permitidos, seguindo o planejamento da prefeitura, que prevê seis fases com intervalos de 15 dias entre elas.

Leia também
Covid-19: após recorde diário, curva de mortes começa a se estabilizar no país
Filho de Flordelis diz que mãe tinha taco de beisebol "para bater nos outros"
Bolsonaristas culpam general Ramos por vazar demissão de Weintraub

O cronograma do governo municipal se baseia em estatísticas sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria, além da taxa de mortalidade. A reabertura dos shoppings, inicialmente prevista para esta fase, foi antecipada pelo prefeito Marcelo Crivella para o dia 11 de junho, véspera dos Dia dos Namorados.

Como tal reabertura destas atividades irá gerar um aumento de circulação de pessoas nas ruas, as empresas de ônibus municipais terão que colocar toda a frota em operação a partir de hoje.

“A Secretaria Municipal de Transportes estabeleceu nesta terça-feira, 16/06, que as linhas de ônibus convencionais devem operar com 100% da frota determinada. O mesmo vale para o BRT, que deve circular com a frota integral para atender a população. A resolução foi publicada no Diário Oficial. A nova readequação da frota leva em conta o aumento gradativo da demanda de passageiros, tendo em vista a retomada, progressiva e prudente, das atividades da cidade, seguindo o Plano de Retomada da Cidade do Rio de Janeiro em função dos impactos da pandemia de Covid-19, o programa Rio de Novo”, informou a prefeitura, em nota.

O texto diz ainda que “a secretaria intensificou as ações de orientação e fiscalização, em pontos estratégicos da cidade, para verificar se os operadores estão respeitando a nova determinação sobre a frota em circulação, além de inspecionar o estado de conservação e a higienização dos ônibus, o uso de máscaras por motoristas, o funcionamento dos painéis de previsão de chegada dos veículos, a operação das bilheterias, a disponibilização de orientação quanto ao novo coronavírus e o transporte de passageiros sem lotação”.

Saiba o que volta às atividades nesta quarta-feira

  • Lojas de móveis e decorações
  • Concessionárias e agências de automóveis
  • Shoppings, das 12h às 20h (com limitação de 1/3 do estacionamento)
  • Alimentação (só para delivery, drive thru e take away)
  • Ambulantes
  • Escritórios em geral
  • Hotéis e hostels
  • Calçadão da orla, praças e parques para atividades físicas
  • Praia para esportes aquáticos individuais
  • Voo livres individuais
  • Consultórios e clínicas médicas e odontológicas (com agendamento)
  • Venda de ingressos online ou em caixas de autoatendimento para drive in
  • Atividades de construção e reforma de casas e prédios e construção naval
  • Centro de treinamento esportivos abertos para treino, sem público
  • Competições esportivas com portões fechados

Confira as regras a serem cumpridas para evitar contágio do coronavírus

  • Uso de máscaras em locais públicos
  • Constante higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel;
  • Álcool gel também deve estar disponível nas áreas de circulação;
  • Deverá ser respeitada uma distância mínima de dois metros (com marcações no chão);
  • Ambientes arejados com portas e janelas abertas; se houver climatização do ar deve ter manutenção constante;
  • Equipes de limpeza e funcionários deverão trabalhar com equipamentos de proteção individual
  • Higienização dos espaços deve ser feita a cada três horas; limpeza imediata após o uso; e faxina completa ao fim do dia;
  • Reforçar a etiqueta respiratória (como tossir e espirrar usando braços como proteção);
  • Pessoas com sintomas devem ser encaminhadas à assistência médica.

Volta do futebol e do Mercadão de Madureira

A prefeitura antecipou a abertura do Mercadão de Madureira já na terça-feira, como uma espécie de teste piloto para outros pontos de venda do gênero, como galerias comerciais. A exemplo dos shoppings , essas áreas devem ter sinalização indicativa, controle de temperatura nos acessos e os funcionários e frequentadores devem circular com máscaras.

Você viu?

Nesta quarta-feira (17), a secretária Ana Beatriz Busch terá uma reunião no Palácio da Cidade, em Botafogo, para discutir a retomada das partidas de futebol . Bangu e Flamengo já anteciparam que não teriam problemas para se enfrentar já nesta quinta-feira, possivelmente no Maracanã. Mas o desfecho depende do que será definido no encontro.

Possibilidade de antecipação da terceira fase

O prefeito Marcelo Crivella afirmou nesta terça-feira (16) que não descarta antecipar já para daqui a oito ou dez dias o início da fase 3 de reabertura (prevista para 1º de julho), caso os indicadores que servem de referência para a mudança das etapas continuem a cair. Ele criticou que boa parte do comércio da região do Saara, no Centro, já abriu as portas mesmo sob proibição. A prefeitura ressaltou que está fiscalizando o comércio, e quem insistir pode ser multado em até R$ 50 mil e ter o alvará cassado.

"Peço para que eles (comerciantes) aguardem. Há uma possibilidade de antecipar a fase 3. São sete parâmetros. Nós já cumprimos três. Pode ser que essas exigências sejam atendidas antes de 1º de julho. Peço um pouco de paciência para os lojistas", disse.

A fase 3, que contempla atividades consideradas pelo município como de médio risco, prevê a reabertura — com limitações de público — do comércio de rua, academias de ginástica e pontos turísticos.

Os indicadores que já foram atendidos para atender à fase 3 são: o percentual de leitos disponíveis na rede privada para a Covid-19 , a taxa média de variação de óbitos no intervalo de uma semana e a média de novas internações (leitos clínicos e de UTI) também dos últimos sete dias.

Os números indicam, inclusive, que a cidade já poderia entrar até na quinta fase, afirmou o prefeito. Estes dados, no entanto, variam diariamente. Ao mesmo tempo em que acena com a possibilidade antecipar a próxima fase, Crivella não se comprometeu a afirmar quais atividades seriam retomadas de imediato. Questionado, ele não descartou também a volta das academias:

"Há vários projetos da terceira fase. Inclusive academias. As pessoas querem voltar a fazer ginástica, porque se sentem deprimidas em casa. É algo que podemos antecipar também", disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!