Foi concluída na manhã deste sábado (3) a transferência do último grupo de presos que saiu do Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA) na última terça-feira
(30), onde ocorreu uma grande rebelião que culminou com a morte de mais de 60 pessoas, contando as que ocorreram na transferência. Dos 26 que foram para a capital Belém, 18 chegaram na sexta-feira (2)
e oito foram transferidos hoje.
Leia também: 26 dos 62 mortos em massacre de Altamira aguardavam julgamento
Eles estavam em Marabá de onde saíram logo após a conclusão das audiências de custódia e a homologação das prisões preventivas dos envolvidos no inquérito que apura as mortes de quatro detentos em caminhão-cela , durante a transferência, após a rebelião .
A Polícia Civil indiciou 22 detentos pelos crimes de associação criminosa
e homicídio qualificado
. Durante o trajeto, eles usam algemas de três pontos e são escoltados
por agentes penitenciários e policiais militares. Toda a operação de transferência envolve cerca de 50 profissionais da Segurança Pública.
Leia também: Banho de sangue da guerra entre facções no Pará vai além dos muros das cadeias
A transferência foi determinada depois que, na última segunda-feira (29), um grupo de presos da facção Comando Classe A (CCA) invadiu a ala dos integrantes do Comando Vermelho (CV), facção rival, e colocou fogo em uma das celas, iniciando uma rebelião . No confronto 58 pessoas morreram asfixiadas ou decapitadas.