Fernando Pimentel (PT) venceu com 52,9% dos votos; Pimenta da Veiga (PSDB), candidato apoiado pelo presidenciável tucano, teve 41,8% dos votos

Fernando Pimentel (PT) é o novo governador de Minas Gerais, eleito com 52,9% dos votos. A vitória do candidato petista representa uma das mais importantes conquistas do partido nas eleições de 2014.

Encontro de Fernando Pimentel com Lula e Dilma Rousseff
Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Encontro de Fernando Pimentel com Lula e Dilma Rousseff

O atual governador, Alberto Pinto Coelho (PP), deixa o cargo após assumir a gestão de Antonio Anastasia (PSDB), que renunciou em abril deste ano para se candidatar ao senado. 

Terra de Aécio

Essa é a primeira vez que o PT governa o Estado (no Sudeste, o partido só elegeu um único governador, no Espírito Santo) e a vitória acontece após 12 anos de governo tucano no estado. 

O candidato derrotado Pimenta da Veiga (PSDB) foi apoiado pelo presidenciável mineiro Aécio Neves (PSDB). O tucano cita as benfeitorias de sua gestão em Minas Gerais (eleito em 2002 e reeleito em 2006) em sua campanha eleitoral.

Carreira política

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pimentel foi prefeito de Belo Horizonte de 2005 a 2008. O político encerrou seu mandato com índices de aprovação superiores a 90%. A gestão de Pimentel, com foco nas áreas urbana e social, ficou marcada por programas que viraram referência para outros países, como o "Orçamento participativo", "Vila Viva" e "Nascentes".

Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil do Governo Dilma Rousseff, de 2011 a fevereiro de 2014, quando deixou o cargo para iniciar sua pré-campanha para governador de Minas Gerais. 

Conheça os governadores eleitos no primeiro turno:



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.