Líder diz que última sessão de tratamento foi bem-sucedida e afirma que sente ter 'nascido de novo' após 'jornada' contra câncer

Chávez faz discurso ao desembarcar na Venezuela, após tratamento de quimioterapia em Cuba
Reuters
Chávez faz discurso ao desembarcar na Venezuela, após tratamento de quimioterapia em Cuba

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas nesta quinta-feira, após finalizar em Cuba o quarto ciclo de quimioterapia. Segundo ele, a última sessão de tratamento contra um câncer foi bem-sucedida.

"Podemos dizer que terminou a fase de quimioterapia. Fechamos o ciclo e agora vamos nos dedicar à recuperação plena de toda a parte física", indicou Chávez em sua chegada ao aeroporto de Maiquetia, onde foi recebido pelos membros de seu gabinete.

O presidente indicou que agora seguirá o tratamento de fisioterapia e de "recuperação progressiva e plena", e pediu que sejam deixados de lado os rumores sobre sua doença.

"Sei que continuam as especulações, mas não façamos caso disso. Me sinto bem, muito bem. Continuarei assumindo o ritmo adequado do meu trabalho à frente do governo, à frente do Estado, à frente do movimento revolucionário", assinalou.

Vestindo uma roupa esportiva da Academia Militar, Chávez ressaltou que os resultados do tratamento "foram altamente bem-sucedidos, de novo graças a Deus, graças à ciência médica", disse, fazendo agradecimentos especiais à Cuba, a Fidel e a Raúl Castro.

"Depois destas 15 semanas de intensa jornada, de dura batalha, sinto que nasci de novo", assinalou, fazendo alusão ao período desde que foi operado para a retirada de um tumor, em 20 de junho.

O líder de 57 anos pretende concorrer a mais um mandato de seis anos nas próximas eleições presidenciais, que serão realizadas em outubro de 2012.

Com EFE e Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.