Obama visita área de Nova Jersey afetada pela tempestade Sandy

A menos de uma semana das eleições, presidente dos EUA conversa com vítimas e recebe elogio de republicano

iG São Paulo |

Barack Obama visitou nesta quarta-feira áreas atingidas pela tempestade Sandy em Nova Jersey ao lado do governador do estado, Chris Christie. O presidente dos Estados Unidos desembarcou do avião Air Force no aeroporto de Atlantic City, uma das cidades mais devastadas pelas enchentes na região, debaixo de um leve sol de outono, mas com muito vento.

Galeria: Veja as imagens da passagem de Sandy pelos EUA

AP
Presidente Barack Obama e o governador de Nova Jersey, Chris Christie, se encontram em Atlantic City

A menos de uma semana das eleições presidenciais, Obama acompanhou os trabalhos de recuperação do estado de Nova Jersey e visitou algumas das vítimas daquela que foi considerada uma das tempestades mais potententes das últimas décadas.

Veja também: Tempestade começa a se dissipar na região dos Grandes Lagos

Durante todo o momento, o presidente americano esteve acompanhado do republicano Chris Christie, um dos críticos mais ferrenhos da admnistração Obama. Em face do momento delicado por qual passa grande parte da população que mora na costa leste dos Estados Unidos, ambos deixaram de lado antigas rusgas políticas.

"Quero que vocês saibam que o governador está fazendo hora extra", disse Obama. "O país inteiro está de olho no que está acontecendo. Todos sabem que Nova Jersey foi bastante castigada", completou.

Vídeos: TV iG reuniu as melhores imagens da passagem de Sandy pelos EUA

O governador Chris Christie aproveitou para elogiar o desempenho de Obama frente ao grande desafio de liderar o país durante uma tempestade deste nível. "É importantíssimo que o presidente dos Estados Unidos esteja aqui neste momento", disse o republicano.

Embora tenha suspendido todos os atos de campanha nos últimos três dias, Barack Obama manteve-se em foco durante a passagem da tempestade Sandy e recebeu elogios de muitos políticos por suas respostas imediatas. A visita a Nova Jersey - um estado historicamente democrata, mas governado por um republicano - ajuda a consagrar a imagem de um chefe de Estado que coloca as prioridades do país acima de questões partidárias.

A partir de quinta-feira, porém, Obama retoma a agenda de campanha e participará de eventos em Nevada, Colorado e Wisconsin.

Romney

O candidato republicano à presidência, Mitt Romney, mudou de tom em um discurso realizado nesta quarta-feira na Flórida. Após questionar os investimentos à Agência Federal de Gestão de Emergência e dizer que cortaria parte de seus fundos, ele mudou de tom.

Para ele, a entidade - responsável por destinar dinheiro aos estados e cidades que se declaram em estado de emergência - tem papel importante em situações de desastre natural. "Como presidente, vou garantir que a FEMA (sigla em inglês) mantenha os fundos que precise para continuar com a sua missão", disse.

Obama deixou o lado "sujo" da política com o vice-presidente Joe Biden, que não mediu palavras para criticar a mudança de posição de Mitt Romney, algo que tem sido comum durante toda a campanha de 2012. "É um mentiroso", afirmou.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamaromneynova jerseytempestade sandysandy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG