Encontrar apartamento em NY é ainda mais difícil para fumantes

Lei proposta pelo prefeito Michael Bloomberg permite que proprietários optem por não aceitar moradores que fumam

The New York Times |

Alguns milhares de apartamentos estão disponíveis para aluguel na cidade de Nova York. Uma busca em sites de classificados resulta em diversas e variadas opções, de vistas para Manhattan e terraços no telhado até estúdios simples e minúsculos.

Uma categoria, no entanto, resulta em poucas oportunidades: apartamentos para fumantes. Em todos os cinco distritos, apenas quatro apartamentos aceitavam inquilinos que fumam, segundo a busca feita pelo New York Times.

Leia também: Ex-prédio mais alto de NY, Empire State ganhará nova iluminação

NYT
Mike Salvo fuma em seu apartamento em Nova York (20/05)

"Se você está procurando por um lugar que oficialmente permite o consumo de cigarros, encontrará poucos imóveis", disse Mike Salvo, um agente da imobiliária Citi Habitats. "Mas eu fumo, por exemplo, e não vou entrar no elevador sempre que quiser com um cigarro."

Por isso, fumantes como Salvo, apenas têm de procurar com mais atenção.

Encontrar apartamento sempre foi difícil em Nova York, uma cidade na qual muitos pagam preços exorbitantes para morar em um apartamento tão pequeno quanto um armário de vassouras. Mas para os fumantes que se recusam a descer para fumar sempre que têm vontade, procurar um lugar para viver em Nova York se tornou um desafio ainda maior.

No mês passado, o prefeito Michael R. Bloomberg apresentou uma lei que exige que a maioria dos edifícios residenciais adote uma política contra o fumo. Bloomberg disse que esta é uma maneira de pressionar os edifícios a proibir o cigarro, mas alguns proprietários já se posicionaram contra a medida.

"Os proprietários podem exigir isso sem que o aluguel de seus imóveis seja afetado", disse Anthony Lolli, executivo-chefe da Rapid Realty, uma corretora especializada em aluguel. "O mercado é competitivo".

Lolli é proprietário de um imóvel atingido por um incêndio devastador há cerca de 13 anos e seu pai morreu de enfisema pulmonar. Sua empresa proíbe fumantes - e velas - em seus escritórios.

Ele acha que alguns dos locatários fumam, mas tentam manter isso em segredo. E por quê?

"Os fumantes nos envolvem em uma nuvem nojenta", disse Leonard Steinberg, diretor-gerente da Prudential Douglas Elliman. "Odeio, odeio, odeio."

Com esse tipo de energia no ar, não é de se estranhar que muitos fumantes tenham exigido anonimato em troca de suas histórias de caça por apartamentos. "Você é julgado por ser fumante, por isso prefiro manter sigilo", disse uma mulher de 28 anos.

Enquanto profissionais imobiliários dizem que uma varanda ou terraço geralmente é a melhor maneira de evitar conflitos com vizinhos não-fumantes, existem outras opções. O telhado ajuda a minimizar as queixas, assim como edifícios antigos.

"Em prédios mais novos, com ventilação entre apartamentos, o problema é maior", disse Sarah Rose Katz, agente da Citi Habitats.

Por Elizabeth A. Harris

    Leia tudo sobre: nova yorkeuacigarrofumantes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG