Complexo do Alemão recebe mostra do Festival do Rio

Panorama do Cinema Mundial será realizado até o dia 18 de outubro no CineCarioca, na favela Nova Brasília; veja galeria e vídeo

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

Caso não consiga ver este vídeo, clique no link para assistir na TV iG:
Famosos visitam o CineCarioca

Como parte da programação oficial do Festival do Rio e sendo uma iniciativa inédita, a organização levou ao Complexo do Alemão a mostra Panorama do Cinema Mundial , com filmes de diferentes países. A abertura foi na noite deste sábado (8) e segue até o dia 18 de outubro no CineCarioca, na favela Nova Brasília .

O primeiro filme a ser exibido foi “L´Apollonide, Os Amores da Casa de Tolerância”, uma produção francesa. Entre o fim do século 19 e o início do século 20, em Paris, um bordel vive seus últimos anos de existência. Em meio ao champagne e ao ópio, há histórias diversas: de meninas do interior em busca de dinheiro, de homens que se apaixonam, de jovens que sofreram desilusões amorosas e de uma prostituta marcada com uma cicatriz no rosto feita por um cliente descontrolado. Mas também há espaço para uma amizade fraternal entre as mulheres, para troca de confidências e gestos afetuosos da cafetina.

George Magaraia
O Festival do Rio chega ao Complexo do Alemão

Selecionado para a competição do Festival de Cannes 2011, o filme atraiu atenções antes de sua exibição, às 19h30. A fila que se formou na entrada do cinema já indicava o sucesso iminente.

Leia também: Cinema dentro do Complexo do Alemão muda rotina de moradores

Vilma Lustosa, uma das organizadoras do Festival, contou o motivo da iniciativa. Não sem antes revelar o “teor de alto risco” da proposta. “É claro que é arriscado. A ideia não era trazermos filmes comerciais, que já fazem sucesso por aqui. Mas filmes que muitas vezes nem chegam em cartaz. Filmes de arte, inclusive. E pela receptividade inicial do público, parece que deu certo”, disse.

Parceiro na iniciativa, Sergio Sá Leitão , presidente da RioFilme, também enxerga o Cine Carioca como forma de estimular a democratização do acesso da população à produção audiovisual. “A pacificação que está em processo na comunidade ajuda a criar um maior interesse pela arte. É de iniciativas assim que precisamos e devemos incentivar cada vez mais. Não é por acaso que se encontra neste local o cinema de maior taxa de ocupação do Brasil”, disse ele.

No total, serão 10 filmes de países como Estados Unidos, França, China, Argentina, Alemanha, Espanha e Noruega (veja seleção abaixo). Giulia Gam, que lançou no mesmo local, há três meses, o “Assalto ao Banco Central”, foi conferir a mostra. “É importante que filmes que passam na zona sul também passem aqui, por que não? É com a arte que podemos unir esta cidade, através de um propósito comum, visando à cultura”, disse ela, que foi bastante assediada, sobretudo por crianças, ao chegar ao cinema.

Em nove meses de operação, o CineCarioca Nova Brasília, inaugurado em dezembro de 2010, já recebeu 65 mil pessoas.

George Magaraia
A atriz Giulia Gam recebeu o carinho dos moradores


Serviço :
Local: CineCarioca Nova Brasilia
Endereço: Avenida Nova Brasília – Praça do Terço (Complexo do Alemão)
Ingresso: R$8 (inteira) / R$4 (meia)
Capacidade de público: 89 lugares

Programação do Panorama do Cinema Mundial - CineCarioca Nova Brasilia

"A Árvore do Amor", de Zhang Yimou, China, domingo, dia 9/10, às 19h30min.
Sinopse: Jing é uma estudante mandada para o campo para passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural da China. Seu pai, um opositor do regime, está preso e o futuro da família depende do desempenho de Jing nesse processo. Mas o comportamento prudente da jovem muda quando ela conhece Sun, o filho de um oficial, por quem se apaixona. Mesmo com origens tão distintas, os dois vivem um amor em segredo. Mas um dia Sun desaparece e retorna um tempo depois mudado. Jing terá que rever suas convicções para lutar pelo que realmente acredita. Mostra Geração do Festival de Berlim 2011.

"O Levante", de Raphael Aguinaga, Argentina, segunda, dia 10/10, às 19h30min.
Sinopse: A vida em um asilo se transforma completamente quando a enfermeira que cuida dos velhinhos sai de férias e deixa em seu lugar seu filho, um jovem tirano, apelidado de "Bruxa" pelos moradores do local. Paralelamente, passa a ser noticiado na televisão que a Igreja Católica clonou Jesus Cristo, e que este desapareceu pelo mundo. Extasiados com a nova notícia, os velhinhos precisam então driblar suas limitações físicas e escapar da "Bruxa", se quiserem ir atrás do novo Jesus. Em meio a tudo isso, chega ao local uma nova moradora que encontrará lá lugar para uma nova paixão.

"Triângulo Amoroso", de Tom Tykwer, Alemanha, terça, dia 11/10, às 19h30min.
Sinopse: Hanna e Simon são casados e vivem juntos em Berlim. Depois de um estranho fim de semana no litoral, em que surgem pequenas falhas de comunicação entre os dois, Hanna conhece Adam, com quem inicia um caso extraconjugal. Ao mesmo tempo, Adam também é apresentado a Simon e os dois se tornam parceiros de natação. Mas a amizade também logo evolui para um romance e os três passam a viver um secreto triângulo amoroso. Quando Hanna descobre estar grávida, os caminhos pessoais de cada um irão finalmente se encontrar. Selecionado para a competição oficial do Festival de Veneza.

"Pearl Jam Twenty", de Cameron Crowe, Estados Unidos, quarta, dia 12/10, às 19h30min.
Sinopse: Em 1991, a banda Americana Pearl Jam lançava seu primeiro álbum, Ten. Já na estreia, o grupo apresentava músicas que se tornaram hinos do rock mundial. Hoje, passados vinte anos e muitas crises que abalaram seus integrantes, o Pearl Jam sobreviveu ao sucesso. Em conversas sobre a carreira, Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready revelam os desafios e as viradas que viveram nesse período. Imagens de arquivo de entrevistas e de algumas performances históricas completam esse relato sobre uma das bandas mais importantes do movimento grunge. Festival de Toronto 2011.

"Paul - Contatos Imediatos com essa Figura", de Greg Mottola, Estados Unidos, quinta, dia 13/10, às 19h30min.
Sinopse: Graeme e Clive são dois nerdsviciados em ficção científica visitando uma região dos Estados Unidos conhecida pelos boatos de presença alienígena. Lá, eles conhecem Paul, um extraterreste que há 60 anos vive numa base militar secreta. Por razões desconhecidas, ele decide fugir e, para isso, vai contar com a ajuda dos novos amigos. Juntos, eles vão fugir do FBI e do pai de uma mulher que acidentalmente sequestram no meio do caminho. Agora, para conseguirem levar Paul de volta à sua nave-mãe, Graeme e Clive vão ter que se transformar em heróis intergalácticos.

"Shark Night 3D", de David R. Ellis, Estados Unidos, sábado, dia 15/10, às 19h30min.
Sinopse: Durante o verão, sete calouros da Universidade Tulane, em Louisiana, decidem passar um fim de semana na casa da família de Sara, próxima a um lago particular. Mas o que promete ser uma temporada de sol e diversão vira um pesadelo quando Malik, astro do futebol na faculdade, tem seu braço violentamente arrancado após um mergulho. O grupo acredita que a tragédia foi resultado de um estranho acidente de ski e decide levar o rapaz para o hospital. Mas pouco depois de zarpar rumo ao outro lado do lago em uma pequena lancha, eles descobrem que estão cercados por tubarões assassinos.

"A Coisa", de Matthijs van Heijningen, Estados Unidos, domingo, dia 16/10, às 19h30min.
Sinopse: A paleontóloga Kate viaja à Antártica para se unir a uma expedição de cientistas noruegueses. O grupo encontra um navio enterrado no gelo e, no meio desse achado, descobre um tipo de organismo congelado, que parece estar ali há muitos anos. Num experimento, Kate acaba libertando a coisa, um ser alienígena que vai aterrorizar toda a equipe. Isolados na neve, Kate e o piloto Carter vão tentar acabar com a criatura, mas não poderão confiar em ninguém, já que a coisa tem a capacidade de se transformar em todo ser humano que toca. Prequelde O Enigma de Outro Mundo(1982), de John Carpenter.

"Torrente 4 3D",
de Santiago Segura, Espanha, segunda, dia 17/10, às 19h30min.
Sinopse: José Luis Torrente é um detetive preguiçoso, corrupto e beberrão de Madrid. Mas ele não desiste de seu trabalho mesmo depois de ter sido expulso da polícia. No quarto episódio da saga, o investigador deixa sua vida como justiceiro para assumir um trabalho de extermínio. Contratado por Ramirez, Torrente e sua equipe percebem que estão, na verdade, no centro de uma armadilha. Depois de ser usado como bode expiatório, o ex-policial acaba na prisão. Encarcerado, ele fará de tudo para escapar e se vingar. Filme mais assistido na Espanha em 2010.

"O Caçador de Troll", de André Øvredal, Noruega, terça, dia 18/10, às 19h30min.
Sinopse: Um grupo de estudantes vai para uma região isolada da Noruega a fim de realizar um documentário sobre recentes ataques de ursos. Eles decidem ir atrás de Hans, um misterioso caçador local, que inicialmente se recusa a ajudá-los. Diante da insistência dos jovens, porém, Hans acaba deixando-se ser filmado. Munidos de seus equipamentos, o grupo parte para as florestas da região, onde descobre a verdadeira origem dos ataques: ao invés de ursos, eles encontram Trolls, enormes e monstruosas criaturas que até então acreditavam só existir em fábulas. Festival de Tribeca 2011.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG