Tamanho do texto

Senador do PRB bateria ainda todos os outros candidatos no segundo turno; candidato de Paes, por outro lado, aparece em quinto lugar no levantamento

Pesquisa eleitoral no Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo insituto Gerp, mostra que o senador Marcelo Crivella (PRB) lidera a corrida pela prefeitura da cidade carioca. De acordo com o levantamento, ele tem 33% das intenções de voto.

Marcelo Crivella aparece em primeiro lugar em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22)
Agência Senado
Marcelo Crivella aparece em primeiro lugar em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22)

Por outro lado, o candidato apadrinhado pelo atual prefeito Eduardo Paes, o ex-secretário Pedro Paulo (PMDB), é o nome com maior rejeição: 26% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum nele.

A pesquisa foi feita de maneira estimulada, ou seja, quando o entrevistador apresenta as opções. Nesse modelo, Crivella é seguido por Marcelo Freixo (PSOL), com 10%, Flavio Bolsonaro (PSC) com 9% e Jandira Feghali (PCdoB), com 7%. Votos brancos, nulos ou eleitores em dúvida somam 28%. Considerando apenas os votos válidos, Crivella teria 46% das intenções de voto.


Na projeção para o segundo turno, Crivella também venceria contra todos os demais candidatos. No cenário entre o candidato do PRB e o segundo colocado, Freixo,a vitória de Crivella seria de 45% a 19%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com mil eleitores. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.