Consulte o ranking das instituições de ensino superior de 2011

Ferramenta do iG mostra os conceitos, de 1 a 5, de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliados no ano passado

iG São Paulo |

Com base na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, o iG elaborou um ranking das melhores e piores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011. O indicador considera a qualidade a partir da média ponderada dos cursos de graduação ( Conceito Preliminar de Curso ) e a avaliação dos programas de pós-graduação das instituições.

Veja também: o ranking de cursos superiores avaliados no Enade 2011

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Entraram no índice as insituições que tiveram cursos testados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009, 2010 e 2011 - o MEC avalia diferentes graduações a cada ano.

Análise da avaliação: Cursos das instituições privadas melhoram mais que públicas em três anos

O resultado final é expresso em valores contínuos e em faixas (de 1 a 5). Para elaborar o ranking, é usado o IGC Contínuo, e ao lado aparecem os conceitos de cada instituição. As notas de 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.

Universidades como a USP, que não participa do Enade, não entram no ranking. Faculdades e centros educacionais não têm autonomia para escolher e são obrigadas a participar. Unidades com cursos não reconhecidos até 30 de setembro de 2012 recebem a indicação NR na tabela.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG