Coral atacado por alga tóxica pede ajuda para peixes

Pesquisadores descobriram que peixe gobi faz papel de guarda-costas ao sentir sinal de emergência enviado por coral

Pesquisadores descobriram que corais atacados por algas tóxicas pedem socorro a peixes “guarda-costas” que rapidamente expulsam a alga nociva, que pode matar o coral caso não seja removida.

De acordo com estudo do Instituto Tecnológico da Georgia, este peixe “solidário” responde a sinais químicos enviados pelo coral em questão de minutos, estabelecendo uma relação de simbioso. Os gobis passam a vida toda na fissura de corais, protegido de predadores e afastando ameaças ao seu hospedeiro.

Em recifes das ilhas Fiji, os pesquisadores analisaram corais da espécie Acropora nasuta . Eles observaram que corais com peixes gobis ( Gobiodon histro ), a quantidade de algas ( Chlorodesmis fastigiata ) declinou em 30% num período de três dias e o dano ao coral diminuiu de 70 a 80%. Corais que não tinham gobis não tiveram alteração no número de algas e foram mais danificados.

O crescimento das algas é o maior problema de recifes de coral e causador do maior estresse neste ecossistema. De acordo com o estudo, tanto o aquecimento global quanto a sobrepesca estimulam o crescimento das algas.