O presidente Lula viajará ao Rio de Janeiro no próximo mês, após as tragédias causadas pelas chuvas torrenciais que deixaram mortos em todo o estado fluminense.
Em sua ida ao Rio, o presidente deve visitar os municípios que foram afetados pelas enchentes e inaugurar escolas e hospitais. A princípio, o petista deve cumprir suas agendas na capital e na Baixada Fluminense.
Belford Roxo, governada pelo prefeito Waguinho, é uma das cidades que Lula almeja ir. Em toda Baixada Fluminense, Waguinho foi um dos únicos prefeitos a apoiar o atual presidente nas eleições de 2022. Sua esposa, Daniela Carneiro, hoje é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.
O presidente até pensou em ir ao Rio de Janeiro nesta semana, segundo um auxiliar do governo. No entanto, desistiu para não haver comparações com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul no ano passado. À época, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a primeira-dama foram delegados para essa função.
Lula ainda deve visitar o prefeito carioca Eduardo Paes, candidato à reeleição deste ano. O PT quer que o vice seja de seu partido, no entanto, Paes quer alguém de confiança para esta função, já que tem sinalizado que pretende disputar as eleições estaduais de 2026.