Reconhecimento dos corpos deve levar a tarde toda, diz secretário adjunto de Saúde

“O clima é péssimo”, afirmou ao iG a musicista Andrea Pinheiro, moradora de Santa Maria (RS) e amiga de Emerson, músico desaparecido após o incêndio que atingiu a boate Kiss na madrugada deste domingo (27) e que deixou centenas de mortos e feridos .

Leia também: Incêndio provoca mais de 200 mortes em boate no Rio Grande do Sul
Mais: Tragédia de Santa Maria é destaque na imprensa internacional

“O clima é péssimo, mas a solidariedade da população emociona”, afirmou Andrea. “O Emerson também é músico. A família está muito preocupada e amigos em comum também estão”.

Ela espera receber informações do amigo nos próximos minutos, já que o reconhecimento dos corpos foi iniciado por volta das 13h no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde as vítimas foram colocadas para triagem, concluída recentemente.

Ao iG , o Secretário Adjunto de Saúde, Júlio Nunes, afirmou que os corpos foram levados para o centro esportivo, enquanto os feridos foram direto para os prontos-socorros da região. Ele espera que o reconhecimento de todas as vítimas seja concluído até o final da tarde.

"Como as mortes foram por asfixia, o reconhecimento está sendo facilitado. Ele vem demorando, no máximo, 15 minutos", disse.

Leia também:
Saída principal da boate estava fechada após incêndio, dizem testemunhas
BBC Brasil:  Tragédia deve marcar vida universitária de Santa Maria

Solidariedade

Júlio também comentou a ajuda da população, que está se voluntariando para ajudar as famílias das vítimas. “A população da cidade e de toda a região, inclusive a capital, está se mobilizando. Essa participação é maciça”.

Ele disse que diminuiu a necessidade de psicólogos e enfermeiros para auxiliar os familiares. O que se pede agora é o empréstimo de macas: “Estamos precisando de aproximadamente 300 macas”.

Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os compromissos no país e antecipou o retorno ao Brasil. Dilma deve ir a Santa Maria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. "Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos superar mantendo a tristeza", afirmou, emocionada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.