Bolsonaristas golpistas invadindo o Congresso, STF e Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 08.01.2023
Bolsonaristas golpistas invadindo o Congresso, STF e Palácio do Planalto

A sétima fase da Operação Lesa Pátria , deflagrada nesta terça-feira (07), prendeu três pessoas no Sul de Minas Gerais . A ação tem como objetivo identificar os responsáveis pelos atos golpistas que depredaram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro .

Os presos foram: Edmar Miguel, conhecido por "Miguel da Laranja", de Areado (MG); o bolsonarista Kennedy Alves, de Alpinópolis (MG), e Aline Cristina Monteiro Roque, de Areado(MG). Eles foram levados para as delegacias de polícia locais.

Além de Minas Gerais, estão sendo cumpridos mandados em Curitiba (PR).

Na sexta fase, a corporação cumpriu oito mandados de prisão  e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal (STF) em Goiás, Minas, Paraná, Sergipe e São Paulo.

Os crimes investigados pela operação são:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Golpe de Estado;

  • Dano qualificado;Associação criminosa;

  • Incitação ao crime;

  • Destruição;

  • Deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.


Desde os atos em Brasília, mais de 1.400 pessoas foram presas, uma intervenção federal no Distrito Federal foi decretada,  o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo  e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso .

Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), 751 pessoas ainda continuam presas por estarem envolvidas nos atos golpistas. Já outras 655 foram liberadas e vão responder o processo em liberdade.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!