O presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), os nomes de ministros do futuro governo. São eles:
- Fazenda: Fernando Haddad
- Casa Civil: Rui Costa
- Defesa: José Múcio Monteiro
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
- Relações Exteriores: Mauro Vieira
Em discurso, Lula disse ter sido a transição
"mais democrática"
da história das transições de governo no país.
O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo, que é coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Segundo Alckmin, os relatórios finais dos grupos temáticos serão apresentados na semana que vem: "O relatório final terá um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses de governo, [...] as emergências orçamentárias, sugestões de revogações em cada área, propostas de estrutura para cada área e ações prioritárias".
Mudança de planos
Lula decidiu antecipar o anúncio de alguns dos ministros. Na semana passada, o presidente eleito tinha dito que só revelaria o nome dos primeiros auxiliares após a cerimônia de diplomação.
"Tomei a decisão de apresentar alguns ministros e semana que vem eu apresentarei mais um pouco de ministros, e depois apresentarei mais", afirmou Lula.
Com os anúncios, Lula pretende acelerar o processo de transição em áreas sensíveis como Economia, Defesa, Justiça e Segurança Pública.
"A tarefa que lhes foi incumbida (aos ministros indicados hoje) será sempre mais difícil do que a tarefa que já cumpriram", disse.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.