O ex-secretário d Joaquim Álvaro Pereira Leite é o novo ministro do Meio Ambiente. O anúncio foi feito logo após o pedido de demissão de Ricardo Salles, que até então comandava a pasta
. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23).
Leite é figura conhecida no meio ruralista. Integrou a Sociedade Rural Brasileira por 23 anos, tendo ocupado diversos cargos diretivos na entidade. Antes de integrar a secretaria da Amazônia, atuou também como Secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável no próprio Ministério do Meio Ambiente.
Quando comandada por Leite, a secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais ficou encarregada de formular estratégias e políticas para prevenir o desmatamento e queimadas ilegais, recuperar áreas de vegetação nativa degradadas e diminuir as emissões de gases do efeito estufa causadas pela devastação da floresta.
Segundo currículo disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, Leite é tem formação em administração de empresas pela Universidade de Marília (Unimar) e MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Não se sabe, ainda, se ele ocupará a chefia da pasta de maneira provisória ou permanente.
Matéria em atualização*, aguarde novas informações