O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a ouvir nesta segunda-feira (28) os dez réus do "núcleo 3" que responde por tentativas de golpe de Estado em 2022 . Os membros do grupo são militares das Forças Especiais do Exército, conhecidos como kids pretos, e um policial federal. Os depoimentos estão previstos para começarem às 9h.
Este é o núcleo da trama golpista acusado de elaborar o plano "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
Denúncia da PGR
A Procuradoria-Geral da República denunciou os nove militares e o agente da PF por ações táticas da tentativa de golpe de Estado, monitoramento de alvos, planejamento de sequestros e execuções.
As investigações da Polícia Federal apontam que eles são responsáveis pela elaboração do plano "Punhal Verde e Amarelo", que investigou, planejou e tinha data marcada para o assassinato de figuras públicas. Na última quinta-feira (24), o general Mario Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL), admitiu ter idealizado, mas que não passava de um "pensamento" seu .
Nesta fase de instrução do processo, os réus são ouvidos novamente após a coleta de depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, na última semana.
Veja quem são os réus do núcleo 3:
- General Estevam Gaspar de Oliveira
- Tenente-coronel Hélio Ferreira Lima
- Tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira
- Tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Coronel Bernardo Romão Corrêa Netto
- Coronel Fabrício Moreira de Bastos
- Coronel Marcio Nunes de Resende Júnior
- Tenente-coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros
- Tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior
- Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal