Os presidentes do Senado , Rodrigo Pacheco (PSD-MG) , e da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) , não vão participar nesta quarta-feira (8) das cerimônias em lembrança aos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Pacheco divulgou nota nesta terça (7) dizendo que está em viagem ao exterior "programada anteriormente" e que, por isso, não participará dos eventos em Brasília (DF) . Ele será representado pelo vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) .
A assessoria de Arthur Lira afirmou ao g1 que não está prevista a participação do deputado nas cerimônias. Em 2024, o presidente da Câmara também não participou dos atos que marcaram um ano dos atos golpistas de janeiro de 2023.
Diferentemente de Pacheco e Lira, os comandantes das Forças Armadas vão participar das cerimônias. De acordo com o g1, os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica querem demonstrar "solidariedade na indignação" contra as ações dos vândalos.
Programação
O Palácio do Planalto preparou uma série de eventos em lembrança aos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e provocaram destruição nas sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).
Estão previstos, para a manhã de quarta, atos como a reintegração de obras de arte, incluindo o descerramento da obra "As Mulatas", de Di Cavalcanti; cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto; e abraço simbólico da Democracia.